Brasileiros já desenvolvem aplicativos para o Android

Postado por Redação Blog do Android em October 8, 2009 – 15:595 comentários

1_of_my_5_a_day

Os primeiros celulares com Android começam a chegar no Brasil agora, mas já existe uma comunidade de desenvolvedores se movimentando para criar projetos de novos aplicativos que rodem sobre o sistema do Google. Eles estão se organizando em fóruns como o Portal Android e grupos de e-mail como o Android Brasil, que reúnem no total mais de 1.600 pessoas cadastradas.

Um dos primeiros desenvolvedores a fazer programas para o Android é o mineiro Bruno Albuquerque, que também trabalha como engenheiro no Google, e começou a usar um celular com Android seis meses antes do lançamento oficial. Hoje Albuquerque tem três projetos pessoais, um para melhorar a identificação de chamadas para o padrão brasileiro, outro que converte todos os números dos contatos para o padrão internacional (por exemplo, +55-11-1234-5678) e um game de estratégia. Nenhum, porém, atingiu a fase comercial para ser colocado na Android Market, a central de downloads de aplicativos para o Android.

“Estou me programando para colocar os aplicativos no ar. Só que a gente ainda tem um empecilho no Brasil para usar a loja do Android. Você precisa fazer uma conta no Google Checkout, que é tipo um PayPal do Google. Mas infelizmente ele não está disponível no Brasil ainda. Então desenvolvedores brasileiros não têm uma forma fácil de criar uma conta de desenvolvedor para Android e postar aplicações. Imagino que com a chegada dos celulares ao Brasil isso deva mudar”, disse.

O problema que Bruno descreve acontece mesmo. O Link tentou criar uma conta no Google Checkout e o Brasil não está na lista de países disponíveis. Procurado, o Google afirmou que “para fazer negócios dentro do Android Market Place é necessário seguir as normas e regras dos países que já tem as plataformas (Google Checkout) liberadas”.

Quem também passa pelo problema é o estudante de ciência da computação, Flávio Montenegro Filho, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A universidade comprou um celular com Android e Flávio desenvolveu, junto com outros quatro colegas, um aplicativo para criar testes de conhecimentos. Batizado de DroidQuiz, o aplicativo agora concorre na segunda edição do Android Developer Challenge, um prêmio do Google que dará um total de US$ 2 milhões para os aplicativos mais criativos.

A ideia do DroidQuiz é ser um aplicativo de educação, categoria em que concorre, para que professores criem exercícios em sala de aula que possam ser respondidos pelos alunos no celular.

“Ele já vem com questões de conhecimentos gerais, lógica, música, esportes, vestibular e TV e cinema. Mas a ideia é que os professores criem suas próprias questões”, explica o estudante.

O engenheiro de computação Marlus Dias Silva, de Uberlândia (MG), também focou seus estudos no Android, ao fim da graduação, e colabora com tutoriais sobre o sistema no Portal Android. Ele também já desenvolvia aplicativos em Java para celular e aponta algumas características do Android. “Nele, o desenvolvedor tem liberdade para alterar tudo, pode manipular todo o sistema operacional com um aplicativo, porém, exige mais do celular.”

Por Filipe Serrano

[YahooNotícias]

Tags:

5 Comments »

2 Pingbacks »

Deixe um comentário!

Add your comment below, or trackback from your own site. You can also subscribe to these comments via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

You can use these tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

This is a Gravatar-enabled weblog. To get your own globally-recognized-avatar, please register at Gravatar.