iPad ou Galaxy: qual é o melhor?

Postado por Redação Blog do Android em February 15, 2011 – 15:0729 comentários

Veja o teste dos dois tablets que chegaram ao mercado brasileiro. Confira as especificações de cada um e qual deles pode ser a melhor compra.

Medidas
Um pouco maior, o dispositivo da Apple tem uma tela de 9,7 polegadas; já a do tablet da Samsung é menor, com 7 polegadas. A espessura dos dois é praticamente a mesma, com diferença de alguns milímetros apenas.
O Galaxy tem quase metade do peso do concorrente, com 380 gramas; o dispositivo da Apple pesa 730 gramas. Ou seja, basta passar alguns minutos com o aparelho nas mãos para sentir a diferença.
Apesar da tela menor, no quesito conforto o Galaxy sai na frente.

Display
A diferença dos displays também é notória. Além do tamanho, a resolução do tablet da “Maçã” também é maior: 1024 x 768 pixels. Os dois dispositivos são sensíveis à luz e ajustam o brilho conforme o ambiente. Em 16:9, a tela de 7 polegadas do Galaxy atinge a resolução máxima de 1024 x 600 pixels.
Ambos possuem tela de LCD, mas o backlight de LED do iPad permite melhor visualização de diferentes ângulos, cores e contrastes. Ponto para o Ipad.

Conexões
Os dois tablets podem se conectar à Internet por 3G e Wi-Fi. Ambos também tem conexão Bluetooth, ainda que a Apple restrinja bastante a funcionalidade dessa opção.
A grande diferença do Galaxy aqui é que ele também faz ligações telefônicas. Apesar de ser um “celular” meio grandinho, ele pode fazer chamadas em viva voz ou até vídeo chamadas – já que tem câmera, algo inexistente no iPad. Além disso o tablet também pode enviar e receber mensagens SMS: dois a um para o Galaxy.

Memória
O iPad está disponível em três versões: 16, 32 e 64 GB de memória interna. O Galaxy só existe em 16 ou 32 GB, apesar disso, o dispositivo da Samsung  possui uma entrada para cartão micro SD para expandir essa memória, podendo chegar também até os 64 Giga. Aqui talvez possamos considerar um empate técnico.

Bateria
Testes das próprias fabricantes definiram o vencedor na questão da bateria. O Galaxy agüenta até 7 horas exibindo um filme. No iPad, a autonomia é de 10 horas. E não é surpresa, uma vez que o Galaxy é menor e mais leve, ou seja, menos espaço para abateria. A questão é que o iPad tem muito mais chances de sobreviver a um dia inteiro sem precisar ser recarregado.

Aplicativos
As lojas de aplicativos são completamente diferentes. A Apple Store, com mais tempo de vida, tem cerca de 225 mil aplicativos disponíveis – não exclusivos para o iPad, mas também para o iPhone.
Com 70 mil aplicativos para smartphones, a Android Market ainda está um pouco atrás. Mas, com a disseminação da plataforma, nada impede que isso possa mudar num futuro próximo.
Por enquanto, a marca de Steve Jobs está na frente. Além do que, visualmente, a loja da Apple é mais bonita e atraente.

Performance
Tecnicamente, em relação à performance é difícil comparar os dois tablets. Ambos apresentam processador de 1GHz – o iPad com o chip A4, da própria Apple, e o Galaxy com o Cortex A8, da ARM. A grande diferença é o sistema operacional dos aparelhos: enquanto o iPad usa o iOS 4, o Galaxy é baseado no Android 2.2.

Os dois têm funções parecidas, mas na prática, o iPad parece bem mais rápido. Mas uma coisa que ainda desagrada muita gente da Turma da Maçã é a questão de não suportar Flash, impossibilitando assim o acesso a muitos sites e vídeos. Para bater de frente Testamos os dois tablets que chegaram ao mercado brasileiro. Confira as especificações de cada um e qual deles pode ser a melhor compra.

Extras
Talvez o que faça muita diferença no Galaxy, além da possibilidade de usá-lo como telefone e o suporte ao Flash, é a capacidade de filmar e fotografar, que o iPad não tem. O tablet da Samsung possui duas câmeras: uma frontal de 1.3 Megapixels e outra atrás, com 3 Megapixels. Não é lá uma qualidade muito boa, mas já existe a opção. O Galaxy também captura vídeos em HD. E mais surpreendente, ele sintoniza canais de TV analógicos e digitais. Ou seja, um ponto extra para Galaxy sem qualquer possibilidade de contestação da Apple, o Galaxy incorporou o suporte ao Flash no seu dispositivo e entre os pontos positivos e negativos, mais um empate entre os rivais.

Preço
Este detalhe é delicado, já que mexe com o nosso bolso. O modelo mais básico do iPad, com conexão Wi-Fi, sem 3G e 16 GB de armazenamento, fica entre 1600 e 1800 reais. O Galaxy é um pouquinho mais caro e está sendo vendido por cerca de 2200 reais.

Conclusão
Talvez possamos definir o Galaxy como um pequeno iPad rodando Android. Os dois tablets são bastante equivalentes. Apesar da câmera, da TV, do telefone e do suporte ao flash, seria praticamente impossível convencer os fanáticos pela Apple a trocarem seus iPads; mesmo porque eles rebateriam dizendo que o design é incomparável e a Apple Store oferece muito mais aplicativos.
Mas o Galaxy é um forte concorrente e talvez se aprimorar sua câmera e deixar seu sistema um pouquinho mais rápido, defina de vez a partida.

fonte: olhardigital

29 Comments »

  • thigrind says:

    Cara, como uso o Android (gingerbread) no Nexus One e tenho o iPad (4.2.1) posso dizer que, hoje em dia (na prática) o iPad é ainda imbatível em termos de processamento (calma, vou falar do Xoom) e aplicações.

    Vendo o Xoom rodando o Honeycomb, eu fiquei impressionado, mas… são alguns detalhezinhos (como algumas lentidos e travadinhas leves) que fazem a diferença!

    Se você (todos nós) é um usuário de Office (word, excel, power point) tenha certeza de que no iPad você vai se dar melhor por conta do 4:3 no lugar do 16:9 do Galaxy.

    Agora com o Galaxy Tab 2 com proporção 4:3 tenho certeza que muita coisa vai melhorar!
    O que falta MESMO pro android são as grandes empresas criarem exclusivamente apps (jogos principalmente) para o Android. Todos os "ports" que fizeram do iOS pro Android ficaram ruins (lentos/pesados).

    • thigrind says:

      Vantagens

      Nexus One:
      – excelente interface
      – hotspot de wifi
      – velocidade (no caso do Nexus comparado ao meu antigo 3G)
      – tela AMOLED
      – Camera (funcionalidades)

      iOS:
      – app store
      – excelentes aplicativos
      – muito bom gosto em toda interface/animações

      Ambos são caros mas bem gratificantes (se comprar o aparelho certo pro android (Nexus, por exemplo) e no iOS o 3GS ou 4 (NÃO COMPREM O 3G!)).

      • Gerson Junior says:

        Thigrind,

        Quanto a velocidade, não se pode comparar o 3G com o Nexus One né? Seria mais justo comparar com o 3GS que foi lançado em época semelhante.
        Quanto ao hotspot, vi que já está na versão de desenvolvedores do iOS.

        Falta MUITA qualidade nos apps para Android, sem dúvida..

        • thigrind says:

          pa ser ainda mais justo afirmo: o Nexus One é mais rápido que o 3GS e tão rápido (se não mais) que o iPhone 4!____Hotspot no 4.3 ainda é um RUMOR! isso foi habilitado apenas no iPhone 4 da varizon por que eles oferecem esse serviço (cobram no pacote por isso)!____Na prática, são iguais as plataformas! Uma mais bonita (iOS) e outra mais flexivel (Android).

          • Gerson Junior says:

            Hotspot não é rumor Thigrind,

            só que ela ainda não foi liberada para o público (isto inclui versões beta), somente para desenvolvedores.

            O da Verizon pelo que sei também já possui. Então resumindo todos eles terão em breve..

          • steve droidi says:

            vc fica falando isso pq vc não deve nunca ter usado um iphone ou ipad

  • simpleasb says:

    Creio que ainda falta maturidade para o Android nos tablets ainda, já que a apple tambem tem desenvolvimento voltado somente para o iPad.

  • Tiago Kiill says:

    Que se dane o flash! Quem está acostumado e gosta do Android e começa a usar um iPad (meu caso) sente falta mesmo é de multitarefa de verdade e de poder comprar apps com seu cartão, independente de morar no Brasil, EUA ou Tuvalu!
    Por outro lado, iniciar automaticamente, e quase não dar pau a ponto de precisar de reboots são pontos positivos do iPad. O que raramente é citado por nós, apreciadores do robozinho.
    Aguardo ansiosamente os novos tablets android!

  • clovis says:

    ola pessoal, se alguem tiver interessado, estou vendendo meu galaxy tab com 32gb e todos os acessorios por R$ 1.400,00. Moro em Sao Paulo Capital.

    abraço,

    cloviscn@gmail.com

  • César says:

    Sou applemaníaco, todavia, pra minhas necessidades, o Galaxy Tab soluciona bem melhor meu dia-a-dia. Precisava de um tablet com a função telefone, que não fosse tão grande pra portar (tendo em vista que tenho que usá-lo diariamente) e que me desse a chance de usar como pen drive (conectando o cabo usb para trocar arquivos com qualquer computador).
    Que o iPad é sedutor… ahhh isso é! E a interface, o touch e os aplicativos disponíveis dão um banho nos do tablet da Samsung.
    Mesmo assim, continuo achando que não há melhor nem pior nessa comparação. Tudo vai depender do seu perfil de usuário.
    Até hoje me divirto com o meu Galaxy e já vi muito dono de iPad (SIM!!!!!) pensando em ter um, devido à convergênica do tablet com celular.

  • carlos luciano says:

    ataaaah..tenho um tablets por 350 reais vc acha ki eu vou comprar por 1.400 atah (CENSURADO) vc acha mesmokkkk e olha ki é original em…

  • thigrind says:

    Para informação “Steve Droid”, estou repondendode um iPhone 4 e tenho 2 iPads (aliás, estou vendendo um iPad 16GB wifi + capa original por R$1000, caso tenha interesse).

  • Heloisa says:

    a pelo amor de deus ne gente e muito melhor o ipad eu tenho um galaxy e enjoa agora o ipad e muito mais maneiro ja tem jogos e wifi gratis quem quer mais e ainda mais o ipad e da marca da appel a melhor marca que ja esistiu agora a samsung pelo amor de deus a marca da samsung ja ta bem velhinha ne da um tempo prefiro mil vezes o ipad do que o galaxy tab vai pra puta que te pariu caralho viu

  • Luismagnolulu says:

    os dois tablets são legais mas eu prefiro apple pq ela descarrega menos e é bacaninha

  • Mary says:

    Pois eu fico com o Galaxy. Meu filho tem um IPad, última geração e qer troar com meu Galaxy SII, nem é o III.

  • Kathizinhaback says:

    estou com os dois na minha frente!!! meus representantes usa, e trocamos todos para Samsung Galaxy, pelo simples motivo, não precisa ficar baixando mil tipos de programas para colocar um novo arquivo, funciona tipo pen drive, so conectar usb e ler os arquivos, vamos e venhamos esse tune ninguem merece….

Deixe um comentário!

Add your comment below, or trackback from your own site. You can also subscribe to these comments via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

You can use these tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

This is a Gravatar-enabled weblog. To get your own globally-recognized-avatar, please register at Gravatar.