Ler E-books no Galaxy Tab é muito bom!

Postado por Redação Blog do Android em February 12, 2011 – 16:117 comentários

Um Resumo Sobre o Galaxy Tab

O tablet da Samsung cabe confortavelmente na palma da mão. O Galaxy Tab tem uma tela de 7” – o aparelho todo tem 18x12cm, o tamanho de um livro e praticamente a metade do tamanho do iPad. Para quem gosta de jogos ou assistir filmes, esse tamanho compacto pode ser um problema. Já para quem gosta de ler e vai carregar o gadget por aí, isso só traz vantagens. O Galaxy é mais leve, tem as medias e o peso de um livro impresso, não cansa as mãos nem os braços de quem segura. Manusear ele é muito fácil, carregar nem se fala. A bateria dura 5 horas sob uso intenso e com 3G ligado, mas você pode baixar um app chamado JuiceDefender que desliga o 3G e outras funções do aparelho quando você não estiver usando, para economizar a bateria. Aqui fez uma enorme diferença na durabilidade.

O sistema dentro do Galaxy Tab, o Android 2.2 (Froyo), embora não seja feito especificamente para tablets, como o Honeycomb 3.0, não deve nada ao iOS do iPhone/iPad – tanto para quem é leitor de e-books, quanto para quem vai usar os tablets para as mais variadas atividades. Os fãs da Apple e críticos do Android dizem que o iOS tem muito mais aplicativos que o Android. Não é verdade. Os aplicativos legais e úteis do iOS você também encontrar no Android, do mesmo criador, ou similares de outros desenvolvedores.

O Galaxy Tab responde muito bem aos toques, na minha opinião, tão bem quanto no iPad e no iPhone. Vem com acessórios úteis, como um fone bluetooth para ligações e um fone de ouvido estéreo para música, um cover muito prático para proteger a tela do Galaxy Tab e um carregador de tomada.

Diferentemente do iPad I, o Galaxy Tab tem uma câmera de 3MP para gravar vídeos e tirar fotos (com foco automático e flash LED), além de uma câmera de 1MP para vídeo-conferência na frente do Galaxy Tab. Permite expandir a memória até 64GB com cartões microSD e na versão brasileira também tem TV Digital. E muito importante: você tem garantia e assistência nacional, já que a Samsung fabrica o Galaxy Tab aqui no Brasil.

Fique ligado nos preços do Galaxy Tab. Se o preço ainda é salgado (mais de R$ 2.000,00 em jan/2011), nos próximos meses ele vai baixar e aí o Galaxy Tab será uma excelente compra. Para quem pode, ele já é uma ótima opção, especialmente para quem pretende ler livros digitais nele.

Ler E-books no Galaxy Tab

O Galaxy Tab já vem equipado com um aplicativo chamado eBook – mas ele é tão lento para abrir livros, mesmo os mais simples, que rapidamente você desiste dele. Isso não é problema, porque existem vários aplicativos para ler e-books no Android – e todos rodam sem problemas no Galaxy Tab. Alguns são melhores, outros são mais simples. A nossa recomendação é o Aldiko, que vem em duas encarnações: grátis e bem simplificado, ou na versão Premium, por cerca de R$ 5,00 – completo e ótimo. Se você tem um Galaxy Tab, invista mais cinco reais no Aldiko Premium e você não se arrependerá – mesmo.

Aldiko é o Melhor Leitor de Livros Digitais Para Android

O Aldiko está na versão 2.0 e já tem alguns anos de estrada. Na versão premium, ele oferece vários recursos úteis, como marcadores, navegação pelo sumário, night mode, ajustes no brilho e na diagramação do livro. Um ponto crítico a favor do Aldiko, é que ele não estraga a diagramação original do seu livro digital, ao contrário dos outros aplicativos mais conhecidos, como o eBook, FBReader, Kobo e WordPlayer. Acredite, isso faz MUITA diferença na qualidade da sua leitura…

O Aldiko também suporta livros com DRM Adobe – e ele permite que você leia e-books protegidos da Simplíssimo e de outras livrarias online que usem esse tipo de segurança.

Para instalar o Aldiko no seu Galaxy Tab (ou qualquer outro aparelho equipado com Android), acesse o Android Market, procure por Aldiko e instale a versão que você desejar (Aldiko ou Aldiko Premium).

Como Importar livros para o Aldiko Premium

Se você tem livros no computador, você tem basicamente duas maneiras de passar eles para o Galaxy: a fácil e a complicada.

A fácil é plugar seu Galaxy Tab na porta USB do computador, escolher a função de armazenamento e copiar seus e-books para a pasta do Aldiko.

A difícil exige que você tenha uma rede wi-fi e o Calibre (leia mais sobre ele aqui). Você pode ligar o servidor wireless do Calibre (o passo-a-passo deste link vale para o Aldiko também), configurar o endereço do seu computador no Aldiko e acessar seu catálogo via wi-fi diretamente. Mas cuidado! Só use esse recurso se a sua rede for privada, a não ser que você queria distribuir seus livros via wi-fi para todo mundo que tem acesso à rede.

Depois que seus livros digitais já estiverem dentro do Galaxy, tudo fica mais fácil:

  1. Acesse o Aldiko, abra o menu e escolha a opção Cartão SD;
  2. Vá até a pasta onde você guarda seus e-books. Selecione os e-books que você quer importar para o Aldiko;
    E pronto, books na prateleira!

Se você vai baixar livros no seu aparelho, será muito mais prático se depois do download eles já abrirem direto no Aldiko. Você ainda vai precisar importar eles depois, mas sua vida vai ficar mais prática, especialmente na hora de ler amostras grátis, por exemplo, ou quando você está com pressa.

Para isso, você deve fazer do Aldiko o seu leitor de e-books padrão no Galaxy:

  1. Acesse o aplicativo Meus Arquivos e abra qualquer arquivo ePub do seu Galaxy;
  2. Quando aparecer a janela de escolha do aplicativo, marque a opção “Utilizar por predefinição para esta aplicação” e escolha o Aldiko.
    Sempre que você baixar um livro digital no Galaxy, o Aldiko irá abrir automaticamente o livro:

Controle a Diagramação do E-book

Com o Aldiko Premium não tem livro feio – você pode ajustar uma variedade de estilos do livro e deixar da forma que agradar mais o seu gosto. Se você abrir um e-book e a diagramação dele estiver muito esquisita (leia-se: feia), certifique-se que a opção “Formatação avançada” esteja marcada para o livro. Com o livro aberto, toque no botão menu do Galaxy Tab, depois toque em “Ajustes” e depois em “Mais”. Aí você acha essa opção e muitas outras.

Eduardo Melo
Fundador e Diretor
Simplíssimo Livros Ltda
http://www.simplissimo.com.br

7 Comments »

Deixe um comentário!

Add your comment below, or trackback from your own site. You can also subscribe to these comments via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

You can use these tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

This is a Gravatar-enabled weblog. To get your own globally-recognized-avatar, please register at Gravatar.