Linux Foundation declara vitória sobre a Microsoft

Postado por Redação Blog do Android em April 6, 2011 – 17:3214 comentários

Segundo a Linux Foundation, através de seu diretor executivo, Jim Zemlin, a guerra de 20 anos entre Linux e a Microsoft acabou, e o Linux venceu. Jim Zemlin diz que a Microsoft já foi ultrapassada pelo sistema do pinguim em todas as categorias, menos uma.

“Eu penso que nós simplesmente não nos importamos mais tanto assim [com a Microsoft]“, disse Zemlin. “Eles costumavam ser nosso grande rival, mas agora [criticar a Microsoft] é como chutar um cachorrinho.” “o Linux hoje domina quase toda categoria de computação”

Realmente é uma grande vitória para o Linux, que hoje está presente em equipamentos de rede (roteadores), caixas eletrônicos, celulares, tablets, servidores, supercomputadores, e-book readers (Amazon Kindle), televisões, filmadoras,  video-games, set-top boxes, dvds players e por ai vai.

Na verdade são duas as categorias em que o Linux não só perde, como é totalmente inexpressivo: no desktop e no notebook, onde 9 em cada 10 utilizam alguma versão do Windows. Estatísticas recentes colocam o Linux em menos de 1% desses computadores. É importante separar as 2 categorias, da mesma forma que separamos tablets de celulares.

A Linux Foundation também acredita que o domínio da Microsoft nas 2 categorias deve diminuir conforme a importância dos tablets e smartphones vai crescendo, assim como sua integração com nossos computadores principais. Vemos também a entrada da Google na categoria de notebooks/netbooks, através do Chrome OS, outro sistema baseado em Linux, que ainda está em fase beta, mas com certeza irá conseguir muitos devotos.

Podemos dizer que o sucesso do Linux veio a partir do momento que o usuário não precisava saber que estava usando Linux, como no caso do Android, onde uma grande empresa garante a qualidade e facilidade de uso do produto. A mesma coisa com supercomputadores e servidores, visto que usuários comuns nem chegam perto.

Quem usa Linux, sabe da dificuldade de conseguir drivers para os dispositivos, algo que no Android, por exemplo, é problema para o fabricante.

Acredito que o mesmo irá ocorrer no desktop e notebook. Linux só irá crescer, quando parar de ser algo para hackers e entusiastas, tornando-se  fácil o suficiente para uma dona de casa usar. E não adianta dizer que o Ubuntu é fácil, por que basta tentar fazer alguma coisa diferente que a interface gráfica acaba, e você tem que ir pra linha de texto (shell).

E pra quem usava o Android e até agora não sabia que estava usando o Linux, fica a novidade, heheh

As palavras de Jim Zemlin na integra:

“Two decades after Linus Torvalds developed his famous operating system kernel, the battle between Linux and Microsoft is over and Linux has won, says Linux Foundation Executive Director Jim Zemlin. With the one glaring exception of the desktop computer, Linux has outpaced Microsoft in nearly every market, including server-side computing and mobile, Zemlin claims. ‘I think we just don’t care that much [about Microsoft] anymore,’ Zemlin said. ‘They used to be our big rival, but now it’s kind of like kicking a puppy.’ From Android and the Amazon Kindle to embedded devices, consumer electronics and the world’s largest websites and supercomputers, ‘Linux has come to dominate almost every category of computing, with the exception of the desktop,’ Zemlin argues as Linux approaches its 20th anniversary.”

[via networkWorld]

Tags: , , , , ,

14 Comments »

  • Murilo says:

    Android = Linux ??

    Hahaa.
    Bom, declaro agora minha paixão por Linux !

    Linux New Lover !

  • ezequiel says:

    Sempre soube,mais antes de usar um android,não sabia que esta plataforma fosse tão boa,a Linux…

  • lombas says:

    Então vai outra verdade… o Mac OS X, sistema dos computadores da Apple tem muitas semelhanças com o Linux, por ser baseado em Unix e freeBSD

  • André says:

    Sou novo usuário do linux e só comecei a usá-lo depois do android. Na verdade, pensei: se aprendi a usar um novo OS como o android, posso aprender a usar o linux. Instalei Ubuntu e estou muito feliz. Logico que sou usuário básico e a linha de comando ainda me assusta, mas chego lá…

  • Levy says:

    Aumenos quanto aos drivers o Ubuntu não da dor de cabeça, reconheceu todos drivers do meu dell inspiron, onde ate no windows 7 tive que instalar alguns drivers pelo cd da dell.
    E o usuario 'comun' que usa:
    -Office;
    -Msn;
    -Firefox;
    da pra viver sim no ubuntu.

  • Daniel A. Fagundes says:

    Levy a plataforma Linus é bem menos acessivel no quesito drivers do que o Windows…
    Sou usuário de ambos SO e desenvolvedor Android… Linux é otimo e varios aspectos e Windows é otimo em outros…
    E sobre esse briga… não existe a anos…
    Cada um tem seu valor…

  • MrGhostRider says:

    Quandos os jogos rodarem no Linux assim como no DX11 do W7, vou pensar em por ele no meu PC.

    • carlos says:

      Mas isso não é problema do linux. É que a microsoft incentiva e manipula as empresas a desenvolveram os games só para windows. Quando a popularidade do linux crescer e ter mais força do que a microsoft, mais games e aplicativos para ele apareceram. Com os celulares e tabblets o opengl ganhou força. Se vierem mais jogos em opengl, para que directx. Além de que estão desenvolvendo um derectx para linux. Chama-se gallium 3d. O wine atualmente emula o direct por cima do opengl. Mas futuramente o wine poderá usar diretamente directx, nada de traduzir para opengl, usando para isso o galliun.

  • Johnatan Dias says:

    I love Linux sou usuário novo nele mais gosto muito dele…

  • giofilth says:

    Sou usuário Linux já a alguns anos, não sou nem um xiita. Sinto falta de um bom mensageiro instantâneo, já que uso o serviço "MSN" da Microsoft. No resto prefiro o Linux a tudo. Em relação a jogos pra isso agente tem o xbox, ps3…

    x)

  • ribeiro says:

    é isso mesmo, o linux está crescendo e muito, uso ele já algum tempo e onde trabalho já troquei mais de 250 micros deixando o linux neles temos agora só 10 % de ruwindows, e o ubuntu ta muito facil trabalhar com ele, suas atualizações são automaticas e até agora não tive problemas em instalar drivers nele, pois ele instala numa boa, não está mais como antigamente que vc apanhava pra instalar um simples modem e to usando o android tmb e vou estudar esta plataforma, pra poder deixar ela ainda melhor,um abraço.

Deixe um comentário!

Add your comment below, or trackback from your own site. You can also subscribe to these comments via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

You can use these tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

This is a Gravatar-enabled weblog. To get your own globally-recognized-avatar, please register at Gravatar.