Tutorial – Atualizando seu Galaxy S para Gingerbread

Postado por Redação Blog do Android em August 16, 2011 – 08:1629 comentários
PESSOAL! TIVEMOS ALGUMAS PESSOAS REPORTANDO PROBLEMAS DURANTE A ATUALIZAÇÃO! JÁ CONSEGUI IDENTIFICAR O PROBLEMA, GRAÇAS A UM COMENTÁRIO, E HOJE DE NOITE VOU ATUALIZAR O TUTORIAL COM A SOLUÇÃO!
 
Bom dia Pessoal !

Bom, pra quem não viu, o pessoal do @SamFirmware disponibilizou online uma nova ROM para o nosso querido Galaxy S (Versão do Brasil, I9000B) com o tão sonhado e esperado Android 2.3, ou Gingerbread.

Pra ser sincero, nem procurei no Kies a atualização, fui direto pelo Odin mesmo.

Sobre a performance, não posso afirmar muito, pois nunca tive problemas com lentidão, e nem uso muita coisa pesada, mas está funcionando bem. A duração da bateria ainda não pude verificar, só vou poder dizer depois que for pra casa, pois normalmente no trabalho deixo o celular ligado na tomada direto.

O teclado Swype teve algumas alterações, mas nada muuito diferente:

Teclado Swype do Gingerbread

Outras mudanças, foram a Barra de Notificações e seus ícones:

Barra de Notificações do Gingerbread

 

E no App do Gmail:

Gmail do GingerbreadMudança nos Botões de Enviar e Salvar Rascunho do Gmail

Clicando em “Caixa de Entrada”, ele te leva para os Marcadores, e no usuário de e-mail, te leva para a parte de “Contas”, onde você pode adicionar outras contas do Gmail.

Antes que eu me esqueça, a TV funciona perfeitamente.

Agora vamos à parte que mais interessa: o tutorial.

Antes de qualquer coisa, fique claro: NÓS AQUI DO BLOG DO ANDROID NÃO NOS RESPONSABILIZAMOS POR QUALQUER DANO E/OU PROBLEMA CAUSADO NO APARELHO CASO SEJA FEITO ALGUM PROCEDIMENTO ERRADO, O FAÇAM POR SUA CONTA E RISCO. NOSSA ÚNICA INTENÇÃO É COMPARTILHAR O CONHECIMENTO E AS NOVIDADES.

Por segurança, recomendamos que o procedimento seja iniciado com seu aparelho 100% carregado e que seja feito com o computador ligado à rede elétrica e estabilizada, pois algum pico ou queda de energia que possa vir a desligar seu computador, pode acabar transformando seu Galaxy S num lindo peso de papel.

Antes de começar, precisamos verificar o seguinte:

  • Seu aparelho entra em modo Download?

Para tal, basta desligar o aparelho e religar, segurando antes do Power as teclas Home e Volume para Baixo. Caso ele entre, deverá ficar como na imagem abaixo:

Modo Download

Se não entrar, não se desespere, isso é mais normal do que deveria.

Não tive tempo de fazer um tutorial para isso, então vou indicar ESTE TUTORIAL, do portal Android, que foi o que eu utilizei pra fazer no meu Galaxy S. A parte para habilitar os modos Download e Recovery está em TUTORIAL 2. Não é difícil, mas caso haja dúvidas, estou aqui pra ajudar.

Bom, agora que já temos certeza que o aparelho entra em modo Download, precisamos ter certeza que o Windows reconhece seu aparelho, por isso precisamos que o Kies esteja instalado em seu computador, pois é ele que instala todos os Drivers do aparelho.

É por último, o Kies precisa estar fechado, senão o Odin não reconhece o aparelho.

Vamos precisar dos seguintes arquivos, caso você ainda não tenha:

ODIN (Programa que será usado para instalar a nova ROM)

Rom I9000BVJJV3 (A ROM que será instalada, nosso tão desejado Gingerbread…)

Depois que fizer os Downloads, descompacte ambos (O Odin é um Arquivo executável, e a ROM, depois de descompactada, gerará um arquivo com a extensão .tar) OBS.: A senha para descompactar a rom é samfirmware.com

Depois de tudo baixado e descompactado, lhe recomendo a fazer Backup dos arquivos e retirar o Micro SD do aparelho. Em alguns fóruns, li recomendações de formatar o SD interno, e fazer um Factory Reset no aparelho, mas eu optei por não fazer, e não perdi nada, ou seja, não tive que reinstalar meus Apps, nem reconfigurar nenhum.

Agora, desligue o celular, e religue em modo Download (Home + Volume pra Baixo + Power) e conecte-o ao computador.

Para saber se o Odin reconheceu o aparelho conectado, basta olhar no campo ID:COM se está assim (não necessáriamente com a mesma porta COM):

Deixe marcadas apenas as opções Auto Reboot e F.Reset Time:

Clique no botão PDA, e escolha a ROM que foi descompactada (aquele arquivo .tar):

Tudo isto feito, basta clicar no Start e aguardar.

Comigo, a instalação demorou menos de 5 minutos, e depois da instalação, o aparelho reiniciou, e ficou na tela de abertura, com o S durante alguns minutos, e ligou normalmente.

Creio não ter esquecido de nada, mas se eu perceber eu volto aqui e atualizo, mas como vocês puderam ver, não é nenhum bixo de 7 cabeças, e é bem rápido de fazer.

Caso tenham quaisquer dúvidas sobre qualquer coisa, não hesitem em perguntar, pois terei prazer em responder. Como eu trabalho no turno da madrugada, normalmente durante o dia eu estou dormindo, mas enquanto acordado, estou online quase que 100% do tempo (quando o 3g permite), ou seja, se eu não responder sua dúvida durante o dia, de noite ela provavelmente será. Quem quiser pode dar follow e perguntar no twitter: @vandoeduardo

Abraços!

Fontes: SamFirmware, BrasilDroid e PortalAndroid

Tags: , , , ,

29 Comments »

  • Rafajc says:

    Me assustei quando vi um "FAIL" em vermelho no segundo quadro do Odin, mas deixei o procedimento seguir, no final das contas, funcionou corretamente. Valeu

  • Sakae says:

    Amigo, teu campo de comentários por meio de Twitter não tá funcionando, tive que usar meu login do Intense Debate pra comentar aqui.

    Queria saber se essa ROM serve também pro Galaxy S GT-I9000 (internacional), ou só pro I9000B? Tens alguma info?

    • vandoeduardo says:

      Sakae,
      Primeiramente, obrigadi peka informaçao sobre os comentarios, vamos verificar…
      Agora, sobre a ROM, tem que ver o modelo exato do seu a aparelho, pra pegar a ROM dele…
      Me passa qual o modelo (i9000?) que eu te mando o link da ROM.

      Abraços

  • Marcellus says:

    Consegui fazer o upgrade pelo Kies.

  • Marcellus says:

    Eu tenho algumas dúvidas. Primeira, o que houve com o fórum? Não consigo acessar a muito tempo.

    Segunda pergunta, Cheguei a ver um tópico sobre ter acesso ao root com essa nova ROM. O que houve com o tópico?

    É complicado acessar o root, ou ainda não dá para fazer isso?

  • Jorge Paulo says:

    Olá…
    Gostaria de saber se eu fizer a atualização conforme consta aqui no post, se o Galaxy perde a função de TV ou não!
    Parabéns pelo site!!!
    Grato

  • Edson says:

    Alguém poderia me dizer se já tem uma versão do 2.3 para o GalaxyTab?

    • vandoeduardo says:

      Edson,

      Infelizmente, para a versão brasileira ainda não saiu…
      A Samsung, no lançamento do Galaxy S II, tinha dito que iria atualizar até o fim de Julho, mas me parece que era lorota…

      Todos os usuários do Tab estão aguardando ansiosamente pela atualização…

      Abraços

  • Douglas says:

    No meu, que não atualizava pelo Kies de jeito nenhum, atualizou sem problemas com esse tutorial aqui… então, o que eu posso dizer com toda a sinceridade é: MUITO OBRIGADO!!!

  • Lucas says:

    Parabéns! Excelente!

  • jefersonssp says:

    Olha só, quando eu tentei instalar no meu SGS deu erro também. Então consultei outro tutorial para ver se tava faltando alguma coisa, então encontrei esse aqui (http://goo.gl/bXjMb) do diário do android e notei que a versão do Odin era mais recente (1.7) e que tinha um arquivo de configuração do Odin (s1_odin_20100512.pit) que veio junto no download dele. Então eu utilizei esse Odin mais recente juntamente com a firmware encontrada aqui e aí sim tudo deu certo e em sete ou oito minutos o meu telefone estava totalmente reiniciado e com o sistema novo. As únicas observações que faço são: quando ele reiniciou a tela ficou parada um bom tempo com o S estilizado da abertura; tive vontade de desconectá-lo mas não fiz e recomendo que não o façam mesmo… depois de mais ou menos um minuto você poderá ouvir o som da abertura (ele tocará com muito atraso) e aí sim ele inicia.
    De cara você nota a diferença na barra de informações, os atalhos que possuia nas telas sumiram, mas em compensação todos os meus aplicativos ainda estavam instalados, organizados em ordem alfabetica e não por ordem de instalação, e a tv funcionando normalmente… Até agora o único aplicativo que não funcionou foi o jogo Nova HD. Ainda faltam mais testes, porém estou satisfeito com o resultado. Qualquer dúvida, me procure no Twitter (@jefersonss). Um abraço a todos.

    • Seggia says:

      Cara adquiri meu Sansung S agora por pontos que tinha na VIVO. Gostaria de umas informações suas: O que há de vantagens nesta versão do sistema operacional? O que mais me incomoda é a duração da bateria. Realmente triste. Creio que estava mal acostumado por ter um Nokia que não era smartfone. Realmente estou adorando o Galaxy S , os aplicativos para minha área de trabalho sào bons e muito úteis. Para o lazer também joia.
      A TV funciona sem problemas aqui no rio de janeiro.
      Bem aguardo suas dicas.

  • jonathas says:

    Perfeito…Obrigado pelo tutorial….tudo funcionando…nao perdi nada.

  • jiz says:

    Colega, seu site é excelente.
    Muito bom mesmo.

    Precisava que vc desse uma olhada no arquivo I9000BVJJV3 porque, após baixar o arquivo, na hora que vou descompactar o mesmo está dando problema. Parece estar corrompido.
    Tem como verificar isso ai pra gente?

    Estou no aguardo.

  • alef says:

    Tem algum problema se meu celular estiver com a Rom da Vivo?

  • Anwar says:

    Boa tarde!!

    Preciso da ROOM do I9000B de fabrica, pois tinha o 2.3 mas não gostei pois perdeu o roteador e isso não me agradou, e encontrei uma ROOM mas perdi um monte de aplicativo do celular como a galeria de imagens e outros.

    abs

  • Julia says:

    Ta, eu uso MAC, e aí?! Meu KIES não reconhece meu SGS… :(

  • jonathan says:

    meu galaxy s perdeu a touch o que faço agora?

  • Estevamdf says:

    Boa noite. Cara eu uso o Windows 7 e segui os passos que voce passou no tutorial. Mais quando eu conecto o celular no modo download o windows não reconhece o dispositivo e o Odin também não. Voce tem ideia do que eu posso fazer para contornar este problema? Eu desinstalei o drive de dispositivos do windows e reinstalei mais ele não reconheceu o aparelho.
    Com o Samsung Kies, ele também não reconheceu o aparelho?

  • Opa Parceiro, tudo blz! Sou novo com o Android, bom acabei de comprar o Galaxy S e como sempre veio com Android 2.2 depois de pesquisar bastante, conseguir atualizar para a versão 2.3.3 com ajuda do seu tutorial, só uma dica: Após a instalação o teclado Quest, não estava funcionando, então configurei para Teclado Samsung e agora está 100%, Rápido e otimização com a bateria vlw!

1 Pingbacks »

Deixe um comentário!

Add your comment below, or trackback from your own site. You can also subscribe to these comments via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

You can use these tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

This is a Gravatar-enabled weblog. To get your own globally-recognized-avatar, please register at Gravatar.