O que esperar do Ice Cream Sandwich?

Postado por Redação Blog do Android em October 18, 2011 – 01:096 comentários

Como todos sabem amanhã dia 19 de outubro será o lançamento do Android 4.0 – Ice Cream Sandwich, mas e ai, o que esperar do novo sistema operacional do Google?

Juntando um bocado de informações (um post do Gizmodo, outro do Mad Team, outro do Exame.com, com alguns comentários e afins) me fez criar uma grande espectativa sobre o ICS.

Bom vamos começar pelos concorrentes (iOS – iPhone e Windows Phone 7).

No post do Gizmodo BR – Por que o iPhone 4S só tem 512MB de Memória RAM (por sinal, um ótimo post) fala das qualidades e o enfoque que os desenvolvedores da Apple fizeram para lançar um S.O. capaz de continuar estável e não precisar de 1GB de RAM, já presente nos Androids topos de linha.

Quesitos

Estabilidade, Velocidade e Energia – 512MB de RAM gasta menos energia que 1GB de RAM (isto é afirmação, mesmo). Então a solução para os fabricantes é colocar menos memória RAM para gastar menos bateria? Depende do sistema operacional.

A mágica do iOS é que ele foi muito bem desenvolvido para poder tirar o máximo de 512MB, isto é conhecimento. A Apple conhece muito bem o hardware do iPhone e do iPad e as mudanças nos componentes de hardware são poucas (memória, processador, espaço em disco… whatever, os caras conhecem muito bem do que eles estão usando. Como o próprio Gizmodo BR comentou: “A Apple não adicionou apenas novidades; eles também tiveram tempo para redesenhá-lo e eliminar sua gordura para ele ser ainda menos dependente do hardware”. E mesmo com 512MB de memória RAM o iOS é rápido o suficiente para bater de frente com qualquer S.O. que seja lançado posteriormente. Ele é incrivelmente rápido e só com 512MB de RAM.

Ao contrário das outras fabricantes que possuem Android que tem vários processadores diferentes (Samsung, NVIDIA, Texas Instruments, Qualcomm), smartphones e tablets com configurações diferentes (isto pode ser positivo para o Android no quesito de atingir públicos diferentes), mas me faz perceber que o Android ainda não é otimizado para hardware. Meu Galaxy 5 dura até umas 6 horas (está certo, fico no 3G o tempo todo e estou usando a versão CyanogenMod 7.1 com Android 2.3.7), mas é muito pouco. O Galaxy S2 tem que ter uma bateria de 1,650 mAh enquanto a do iPhone 4S é 1,420 mAh e dura quase o mesmo tempo de ligação ou com o 3G ligado. Eu ainda tenho que aguentar um comentário o Android só é bom quando não instalar muito App nele, porque ele fica lento igual ao Windows cheio de programas, odeio concordar mas é uma verdade em si tratando de que alguns casos; como o meu Galaxy 5 não suportam rodar muitos aplicativos, coisa que um Galaxy SII não faça com as mãos nas costas.

O ponto negativo do Android é ter muitos dispositivos com hardware diversificado e não ter a mesma estabilidade que o iOS fornece (sem contar com a famosa questão da fragmentação, mas discutiremos isso depois).

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=1OehBD7nek8[/youtube]

O próximo concorrente é o Windows, mais exatamente 2 né, Tio Bill e Steve Ballmer?

Temos o Windows Phone 7 e o Windows 8, com este último rodando além dos pcs e notebooks, nos tablets (o tablet da Samsung que foi apresentado tinha 4GB de RAM, então nem vamos entrar em muitos detalhes sobre o W8).

Mas o WP7 sim, vai ser um concorrente de peso. Primeiro: parceria com a Nokia. Mesmo a empresa finlandesa passando por diversas dificuldades com o mercado se voltando para os iPhones e Androids, é para ser respeitada. Em outro post do Gizmodo BR, a Nokia tinha lançado um smartphone que tem uma bateria que dura 26 dias em standby. Muito bom não? Pois novamente depende do sistema operacional, neste exemplo o tão rodado Symbian.

Em si no post do Exame.com, o grupo Gartner (grupo respeitado que faz previsões sobre as tendências do ramo tecnológico) fala que em 2015 o Windows irá passar o iPhone em vendas de smartphone. E não é por menos, as empresas utilizam mais celulares corporativos da Nokia e a maior parte delas utiliza os serviços da Microsoft (Windows, Windows Server, Exchange, a nova jóia da Microsoft chamada SharePoint). Com todos esses serviços integrados, além do Hotmail e Xbox Live, no papel já chama atenção.

Mas voltemos a realidade. Os smartphones lançados com o WP7 não possuem processadores dual-core e não tem 1GB de memória RAM e é incrivelmente rápido e muito bonito; para quem já teve a possibilidade de mexer em um smartphone com o Mango sabe muito bem do que estou falando. Novamente entramos na questão. O Android ainda não é otimizado para hardware.

E o Android é Linux, pow!!!! Linux mais pesado que Windows???? Até agora o Android foi o Windows Vista dos smartphones, exigindo muito hardware para aproveitar toda capacidade e performance.

Em off, o Windows 8 exigirá menos processador e memória que o Windows 7, sendo assim, PCs mais antigos rodarão o Windows sem problemas. Será que eles colocaram isso no WP7?

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=OP30F3ZxTmw[/youtube]

Depois de massacrar, xingar, falar mal do robozinho, agora vamos falar das nossas expectativas:

O que esperar do Ice Cream Sandwich?

A primeira noticia: Lembram do link acima que apontava o Windows como segundo lugar no ranking de vendas de smartphones? O primeiro lugar foi do Android. Bom demais.

Baseado no post dos desenvolvedores do Mad Team, a primeira pergunta é: Será que o Android irá rodar nos smartphones com capacidade mais baixa?

A espectativa mais utópica seria que o Ice Cream Sandwich rodasse em todos os Androids já lançados – tirando os Xing Lings e não oficiais, mas acredito que não poderemos afirmar isso.

De qualquer modo há um rumor que o Nexus One rode o ICS, já que todos os smartphones da linha Nexus recebem as atualizações mais recentes do Android (ou pelo menos, as versões mais recentes, no caso todos da família estão no Gingerbread).

No mais ele tem processador de 1GHz, 512MB de RAM, memória interna não tão grande (512MB também); especificações um pouco acima do que os smartphones com capacidade mais baixa de hardware.

O que se pode concluir que provavelmente smartphones com especificações semelhantes, ou até um pouco abaixo, devem receber o Android 4.0. O próprio Google disse que todo smartphone com Gingerbread poderá receber atualização para o ICS. Então quem tem um Galaxy Mini, Galaxy Ace, alguns modelos da LG e Sony podem ser uma ótima notícia: Sistema mais avançado, mais robusto, mais atualizado, com mais funcionalidades. Esta é uma verdade e que pode ser a grande sacada do Google com relação a fragmentação do Android (lembrando do nosso último post aqui).

Pelo pessoal do Mad Team a comparação vai um pouco mais além, comparando até meu humilde Galaxy 5 com o Nexus One – sendo que em termos de GPU eles possuem a mesma especificação e pelo fato do G5 ter resolução menor a aceleração gráfica é mais rapída, pois menos quadros e pixels para calcular, mais veloz será. Outra parte do post eles comentam que mesmo não sendo lançado o Ice Cream Sandwich para o G5 e outros smartphones similares, com certeza eles irão tentar instalar uma ROM Customizada, como MIUI, CyanogenMod e outras versões customizadas.

E quanto as novidades?

Sistema Híbrido

Bom, a primeira a gente pode falar com certeza: Sistema híbrido. Vai funcionar tanto nos tablets quanto nos smartphones. Ou seja, quem é desenvolvedor ou quem já acompanhou algumas notícias sobre o novo SDK do Android 4.0, o design do aplicativo será baseado em duas telas; uma no formato de smartphone e outra de tablet. E é muito bom, pois é uma versão só podendo rodar uma gama de Apps sem ter que se preocupar com compatibilidade do hardware, do software e o display.

USB

Como o Android roda através do Kernel do Linux, o ICS contará com suporte nativo a dispositivos USB OTG (On to Go), como mouse, teclado, as nossas “manetes”, ou seja, controle para jogos, pen-drives, HDs externos, etc.

API – Desenvolvimento mais fácil

Como já descrito anteriormente, utilizar o novo SDK para o Android, será mais fácil realizar o desenvolvimento de novos apps, incluindo dispositivos com 3,5 a 10,1 polegadas.

Reconhecimento facial e 3D

O ICS terá suporte nativo ao 3D podendo desbloquear seu smartphone ou tablet com reconhecimento da face, sendo melhor a segurança pessoal do dispositivo.

Código Aberto

Assim como todo bom e velho Linux, o Android é opensource. Então as mais variadas ROMs customizadas com certeza virão para nos ajudar. Meu Galaxy 5 já está esperando mais uma versão do CyanogenMOD!!!!

Upgrades

Os upgrades serão feitos, de acordo com o Google, nos próximos 18 meses, mais de um ano de suporte ao novo S.O. Mas alguns aparelhos que ainda estão no Éclair e Froyo provavelmente não receberão uma atualização para o Gingerbread ou para o ICS.

Mais rápido

Com certeza e é preciso. Alguns sites já dizem que o ICS é 1,8x mais rápido que o Honeycomb. Lembrando novamente, precisa ser rápido o suficiente para smartphones com menos capacidade de hardware.

Otimização para processadores Dual-Core, Quad-Core e com mais núcleos

Agora que já vimos até o NVIDIA Kal-El e os mais diversos processadores dual-core, esta otimização está faltando ao Android. O ICS tem que fazer de tudo para tirar o máximo dos componentes de hardware e um deles será com certeza o processador.

Personalização de Interface

O Google está criando uma engine própria para permitir que os fabricantes personalizem a interface do Android sem que alterem o código do sistema. Isto pode ajudar na questão dos upgrades, que podem sair mais rápido, pois a interface criada pelo fabricante não afetará o sistema. Mais um ponto contra a fragmentação.

Mudança em algumas funcionalidades:

O ICS vai ganhar um novo launcher semelhante ao do Honeycomb, separando os apps dos widgets. Um botão de multi-tarefa na tela, que já é presente no Honeycomb e uma nova barra de notificações, além das aplicações que já vazaram algumas imagens: Novo Market, Email, Gmail e Agenda (Google Calendar), novo Google Music, novo Google+ e a vinda do navegador Google Chrome.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=v1Ppb7RDjL4[/youtube]

Considerações finais:

Enfim, depois de escrever um bocado, aguardamos dia 19 à meia-noite. Podemos considerar que o evento de amanhã da Motorola também fale um pouco do DROID RAZR (Motorola Spider), que a própria Motorola disse que ele será mais rápido que o iPhone 4S. Podemos supor que ele seria o segundo smartphone a receber o ICS? Só amanhã para saber, mesmo.

No mais, ficamos na torcida para o novo sistema operacional do Google seja muito bom e que os problemas de fragmentação sejam sanados ou encontrem uma ótima saída que atenda o mercado. Até lá é só aguardar!

Born to be Wild, Ice Cream Sandwich!

Tags: , , ,

6 Comments »

Deixe um comentário!

Add your comment below, or trackback from your own site. You can also subscribe to these comments via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

You can use these tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

This is a Gravatar-enabled weblog. To get your own globally-recognized-avatar, please register at Gravatar.