Música no Android: Compartilhamento e Interação

Postado por Redação Blog do Android em February 16, 2012 – 16:462 comentários

Você é daquele tipo de pessoa que, para cada situação do dia-a-dia, utiliza duas ou três músicas que funcionam como uma trilha sonora? Então esse post é para você. Aqui a discussão será as diversas formas de se aproveitar ao máximo a sua experiência de música com o seu smartphone. Confira com a gente!

android-music

Qual a importância da música no seu dia-a-dia? É certo que todos nós temos uma relação no mínimo sentimental com a música. Para uns, ela acaba sendo muito mais influente do que para outros, tornando-se humanamente impossível passar um dia sem ouvir pelo menos uma música preferida.

Dado o fim da era dos MP-tudo, os smartphones começaram a entrar de cabeça no mercado dos amantes da música. Isso se deve à estratégia para unificar o máximo de funções possíveis a um único local, que é uma grande tendência da tecnologia. Quanto mais o tempo passa, mais compacto fica o acesso às informações e a forma como nos relacionamos com o mundo. Compartilhar informações se tornou algo primordial nos tempos atuais, seja por imagens, sons ou textos. O caminho que unificou música e tecnologia acessível não foi diferente.

Para quem adquiriu um celular, há pelo menos uns dez anos atrás, sabe que muitos aparelhos ofereciam música como atrativo, como foi o caso do V8 da Motorola. Contudo, todos também lembram que colocar uma música no aparelho significava não ter mais espaço para fotos, vídeos e nem outras músicas. E então entramos na era dos ringtones e seus sons polifônicos, o que permitia você ter um pequeno trecho de diversas músicas. Isso durou um bom tempo até que começasse a desenvolver aparelhos integrados a rede de rádios FM, o que foi quase uma revolução. Aos poucos, uma fabricante ou outra tentava inserir uma nova tecnologia de música, umas através de softwares de mixagem, outros com autofalantes Surround e outra infinidade de aperfeiçoamentos.

Mas aos poucos essa realidade foi mudando e ganhando novos horizontes. Os smartphones atuais oferecem centenas de opções para compartilhamento de música. Algo que surgiu no iPhone, através do iTunes, foi migrado para diversos sistemas, do Android ao, ainda novato, Windows Phone. Em uma busca no Android Market é possível encontrar diversos aplicativos que prometem uma melhor reprodução de música e compartilhamento, mas nem todos são realmente eficazes.
Por isso decidimos fazer um review com alguns aplicativos para compartilhamento de música.

 

PLAYER NATIVO

Muitas pessoas reclamam do player nativo do Android e acabam escolhendo outro aplicativo para assumir essa função. Contudo, é importante ressaltar que o player pode mudar de fabricante para fabricante e de Android para Android, pois não podemos esquecer que cada fabricante trabalha em uma base do sistema que é modificada de acordo com o perfil de cada uma delas. O player nativo do MotoRazr, por exemplo, que roda o Android 2.3.5,  foi bem modificado e conectado a diversas outras plataformas de música e inclusive a outros players, como é o caso do TuneWiki que agora fornece para o Android a opção de mostrar as letras das músicas que estão sendo reproduzidas. Outra função bem legal, mas que está restrita aos aparelhos da Motorola é o compartilhamento via MotoBlur, que posta no Facebook, Twitter e até Linkedin, o que está sendo reproduzido no momento. O player ainda fornece diversas informações sobre o artista que está cantando, como discografia, biografia, galeria de fotos, se está em turnê ou não e as datas dos shows.

 

TUNEWIKI

Além de mostrar a letra das músicas, ele compartilha trechos da letra nas redes sociais e uma rede do próprio player que pode ser curtida e comentada por outros usuários em tempo real. Além disso, ele mostra também a biografia do cantor, uma lista com as músicas mais reproduzidas dele e quais são os usuários que mais escutam esse interprete em uma espécie de ranking. Ele também indica para você novos artista e músicas de acordo com o estilo de música que você mais reproduz. Conta com um identificador de músicas, que funciona como o Shazam, e possui até um jogo gratuito, onde o objetivo é ir acompanhando as letras da música enquanto ela é reproduzida, bem ao estilo Guitar Hero. A única coisa ruim é que o player sofreu uma atualização recente e que o deixou bem feinho, mas isso já aconteceu antes e em poucas semanas ele havia recebido uma nova atualização que melhorou bem a interface do app.

SOUNDTRACKING

O Soundtracking não é tão indispensável assim, sua função que é simplesmente compartilhar o que você está ouvindo. A diferença é que ele permite que você poste junto uma foto da capa do CD está sendo reproduzido, uma foto do artista, ou uma foto pessoal que pode ser da galeria ou tirada na hora. Ele permite o compartilhamento através do Twitter, Facebook e Foursquare.

SONORA

Quem é usuário do Terra deve conhecer o serviço de música do provedor, que disponibiliza diversos álbuns para serem escutados na integra, para quem é assinante ou não. Para aqueles que são assinantes há a opção de baixar músicas através de dois métodos: off-line e online. A diferença entre os dois métodos é muito importante. O primeiro permite que as músicas sejam escutadas a qualquer momento, pois estão no formato MP3 e sem proteção; já as que são baixadas online são protegidas por lei e só podem ser reproduzidas no máximo por um mês, dependendo da gravadora que pode diminuir esse prazo, o que faz com o que o Media Player necessite fazer diversas atualizações do seus álbuns toda vez que estiver conectado a internet. Já na versão para smartphone o aplicativo reproduz sons na integra, mas quando o usuário registrado e assinante vai baixar a música ela só fica disponível para ser escutada no player do Sonora e não pode ser armazenada no cartão de memória, ficando numa espécie de nuvem do servidor do Terra. Mas é um ótimo aplicativo para músicas ocasionais, ou seja, aquelas que bateu saudade e queremos ouvir já!

GETGLUE

Um aplicativo muito conhecido internacionalmente, mas muito pouco usado no Brasil. O GetGlue é uma espécie de Foursquare do entretenimento. Através dele é possível compartilhar diversas atividades como o que você está ouvindo, lendo, assistindo, jogando e pensando. E conforme você vai compartilhando você vai ganhando stickers que funcionam como as medalhas no Foursquare. Contudo, diversos artistas promovem promoções exclusivas através do GetGlue, como Beyoncé e Lady Gaga, que sortearam perfume para o dia dos namorados e ingressos vip respectivamente.

E você, como você compartilha as suas músicas no seu Android? Quais são seus aplicativos de música favoritos?

Tags: , ,

2 Comments »

Deixe um comentário!

Add your comment below, or trackback from your own site. You can also subscribe to these comments via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

You can use these tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

This is a Gravatar-enabled weblog. To get your own globally-recognized-avatar, please register at Gravatar.