Dia-a-Dia com o Samsung Galaxy Y Pro, por Daniel Pita

Postado por Redação Blog do Android em March 5, 2012 – 09:3856 comentários

Olá, galera do Blog do Android! Tudo tranquilo? Meu nome é Daniel e estou escrevendo para compartilhar minha primeira experiência com um Android.

Fiquei tentando a comprar um Samsung Galaxy Y, pq gostou de smarts sem teclado. Mas não consegui achar em nenhuma loja da Vivo aqui em Salvador e como utilizei o programa de pontos para ganhar desconto, não dava pra comprar em outra operadora/loja. Enfim, comparei na internet e acabei escolhendo o Y Pro. E não me arrependi!

Mas vamos ao que interessa.

Pontos Negativos

1. bateria: algo que todos os usuários reclamam e é um problemão! Eu utilizo o dia todo o serviço de mensagens e acesso a internet. Além de jogar um pouco e ouvir música quando estou a caminho do trabalho/faculdade, como tbm utilizo a câmera. Não duro um dia inteiro, mas reduzindo o brilho, desativando a rede 3G e retirando os widgets/ícones das telas iniciais (deixando apenas os que mais utilizo), da pra economizar bastante!

2. botão físico para fotografar: até o momento não sei se é possível adaptar o botão de bloqueio ou volume para tirar fotos, mas utilizar um botão na tela só é bom de vc não quer tirar um auto-retrato. É necessário deixar o dedo na direção do botão, pois corre-se o risco de errar o local e fazer alguma alteração nas opções. Isso pra mim é pior até que a bateria, pois utilizo bastante a câmera, principalmente qd estou à passeio.

Pontos Medianos

1. Câmera: 3.0 mp é pouco para quem tinha um aparelho com câmera de 5.0, mas para fotografias de dia/final da tarde, me agradou bastante! E nisso, a minha escolha pelo Y Pro foi melhor que escolher o Galaxy Y, com câmera de 2.0, pois o tamanho da foto no Y Pro fica maior e com uma melhor qualidade. Enfim, a câmera tem uma resolução boa e está me agradando bastante.

galaxy-y-1

2. Tela: apesar de pequena, a resposta ao toque é muito boa! Jogos como Angry Birds e Fruit Ninja rodam bem, não travam, mas às vezes a sensibilidade da tela me deixa na mão, mas nada demais. Ao passar pelas três telas iniciais, ou alternar no menu de aplicativos, a resposta é ótima e não tenho do que reclamar. Além disso, o botão central funciona como um mouse óptico, no caso de alguns botôes virtuais serem pequenos demais, da para utilizar o botão central para navegar e selecionar o que quiser.

3. Android 2.3: para mim não é um ponto negativo, visto que o processador e memória do aparelho (832MHz e 290MB) não rodariam bem (se é que iria rodar) o ICS. O sistema é rápido para o aparelho e as funcionalidades que ele possui para mim são ótimas. Não vejo porque reclamar que não será atualizado.

Pontos Positivos

1. Aplicativos: os aplicativos que instalei e utilizo com mais frequência rodam muito bem! Vez ou outro o jogo Fruit Ninja trava na hora de sair, mas fora isso roda muito bem. O aplicativo para ouvir música é muito bom e simples de utilizar, o aplicativo da câmera, Gmail, a galeria, relógio (com informações sobre clima), o Market e o ThinkFree Office, todos estes já instalado, funcionam muito bem em uma tela com 2.6 polegadas. Além dos aplicativos que instalei e irei citar mais a frente.

2. Áudio/fones de ouvido: o som é bom, apesar de o auto-falante ficar atrás, da para ouvir perfeitamente. Mas o que mais me agradou foi que os fones (que funcionam como headset também) tem um som bom e com opção de ativar o efeito Surround 5.1, o que deixa o som melhor. Acredito que com fones melhores e dedicados apenas para escutar música (sem o microfone), o som fique melhor. Achei que este seria um ponto negativo, mas me agradou bastante.

Dicas:

Bateria: como de praxe, desativar a rede 3G, diminuir o brilho e verificar sempre, antes de travar o aparelho, se existem aplicações ativadas e encerrá-las, consumindo assim menos bateria.

Botões físicos Opções e Voltar: o primeiro é indispensável para utilizar a maioria dos aplicativos, devido a tela ser pequena; e o segundo botão é o que irá “sair” da maioria dos aplicativos também, quando na tela não tem a opção Sair. Isso é visto no próprio aparelho, mas eu achei sem querer.

Apresento agora alguns aplicativos que instalei e me agradaram bastante:

-Opera Mini: após pesquisar, optei pelo Opera Mini e ele roda sem engasgos no aparelho. Além de toda a fama que já tem, não custa nada lembrar dele.

-Pixlr-o-matic e Retro Camera: para quem curte fotos com estilo retrô, estes dois aplicativos cumprem o que prometem. Ainda não tive problemas com eles, porque utilizei só para testar, mas fica a dica. Apesar de parecer que fazem as mesmas funções, O Retro Camera deixa as fotos com molduras e da para utilizá-lo na hora de capturar a foto, o problema é que a tela fica pequena para você poder ver os detalhes. Já o Pixlr-o-matic é ideal para colocar efeitos nas fotos tiradas com o aplicativo da câmera que já vem no aparelho.

galaxy-y-2

-Fruit Ninja e Angry Birds: dois jogos que eu já gostava mesmo antes de ter um smartphone e rodam legal, apesar da tela pequena. Nas horas de ociosidade, são meus companheiros.

-Facebook e TweetDeck: para quem está sempre atualizando o Facebook e Twitter, são indispensáveis. Gosto do aplicativo do Facebook e o TweetDeck utilizo somente com o Twitter, pois nem sempre quero atualizar as duas redes ao mesmo tempo. Ambos tem uma boa visualização na tela.

-Evernote: ótimo aplicativo para anotações. Aproveita muito bem a tela e não há problemas para guardar os registros, já que o teclado QWERT ajuda na digitação e o botão físico Opções não deixa o aplicativo menos funcional que em Smartphones com telas grandes.

É isso, galera. Espero ter ajudado que quer um bom smartphone com teclado QWERT físico e Android, ideal para acessar redes sociais, ler e enviar e-mails, ouvir música e fazer anotações. Lembrando que tem a versão que suporta dois chips, para utilizar com duas operadoras, mas imagino que a bateria deve esgotar mais rápido.

Quem quiser me adicionar no Twitter sou @daniellpita. Abraços e até mais!

Você tem um telefone ou tablet Android e gostaria de compartilhar com os leitores do Blog do Android a sua experiência? Basta entrar em contato e vamos publicar a sua review na coluna “Android no Dia a Dia”.

56 Comments »

  • Luceliateix says:

    Bom dia!

    Comprei o Y pro também, mas até agora não descobri como colocar música como toque?

    • Wirefi says:

      põe ele no modo de armazenamento com cabo usb conectado ao pc e quando vc ver o conteudo do chip micro sd, na raiz do chip crie uma pasta com o nome “ringtones” e ponha seus toques mp3 nesta pasta. vlw

    • Miamitaini says:

      uma maneira mais fácil é clicar no aplicativo musicas (que tem o desenho da nota musica rosa) entre e escolhe a musica, ai vc clica e segura até aparecer uma tela, ali vc tera a opção em colocar como toque. e pronto!

  • Tenho o Y Pro e considero um ótimo aparelho pelo preço cobrado. Recebeu atualização oficial para o android 2.3.6

  • Jose Ferreira says:

    Sobre a camera, eu costumo colocar o temporizador para 2 segundos, assim não preciso apertar o botão. Ajuda um pouco.

  • Gabriela says:

    Oi eu queria saber se o Y tem bastante memória pra jogos :/

  • Marinaaraujo23 says:

    Oi Daniel,
    como faço para baixar os aplicativos de foto para o Galaxy y?
    Marina

  • CARLOS says:

    EU TAMBEM TENHO UM CELULAR DESSE E SO TENHO UM GRANDE PROBLEMA. QUANDO VOU FALAR OU ATENDER O TELEFONE A ORELHA QUE TOCA O VISOR SEMPRE DA PROBLEMA. NAO TEM MANEIRA PARA DESAIVAR A TELA QUANDO FALANDO NO TELEFONE OU ESTE APARLHO SO DE BLUETOOTH OU HEADSET ?

    • Ludmila Guimaraes says:

      Nas configurações de chamada se não me engano tem uma opção para bloquear a tela por sensor de proximidade, é um dispositivo bem comum nos smartphones procure com calma que vc irá encontrar ;)

  • Adriana says:

    bom dia.
    comprei um galaxy y só que não consigo instalar o face de forma nenhuma, o que fazer? estou muito chateada com isso.

  • Raylane says:

    Como eu poosso desativar a rede 3G??

  • Nattalygabriela says:

    comprei um galaxy y ,e não consigo instalar o face como eu fasso ?

  • Nattalygabriela says:

    como fasso para instalar o msn ??

  • Fernanda says:

    não entendo como utilizar os 2 chip qdo vou fazer uma ligação ou enviar msg ele não me da opção de escolha do chip???? Nunca sei qual operadora estou ligando????

    • Ludmila Guimaraes says:

      Tem um botão físico no canto direito que faz a inversão do chip ativo, vc precisa saber qual chip está ideintificado como 1 e 2, mas, isso vc também pode conferir nas configurações> gerenciamento de sim que mostra o numero de cada chip, ou seja, ele não é como os celulares comuns de dois chips que vc escolhe na hora de ligar, vc precisa definir o chip padrão antes de ligar!

  • Luiz_navarro says:

    eu vou comprar mais ele roda o gangstar rio

  • Lucienefelix says:

    ola , eu ganhei um celular galaxy pro b5512 android , mas nao sei bem como funciona , gostaria de saber como baixar os aplicativos e se sao pagos , pois os que eu achei sao muito caro

  • Carol_gata0012 says:

    eu nao sei como tirar foto da tela me ajide ?

  • Meiamatos says:

    Oi, Daniel…comprei um galaxy y pro também, e é meu primeiro android. confesso que estou apanhando um pouco dele, hahaha
    como conecto o usb? coloco no pc e ele nao reconhece..tô ficando louca já, o que eu faço?! e em relação ao despertador, é no calendário, né? só assim mesmo?

    • BNatal says:

      Estou na mesma situação que você. Não consigo conectar de jeito nenhum o celular ao pc…já não sei o que fazer. Além disso, não consigo tirar fotos com ele, aparece uma mensagem dizendo que não há cartão de memória..Mas ele está lá!! O que faço? Ajude-nos, por favor…

      • Jrhatha says:

        quando você conectar você baixa o atalho da parte superior da tela, onde fica a ativaçao do wifii blue, gps som e rotação, daí você vê a opção para conectar… Simples assim.

    • Jrhatha says:

      quando você conectar você baixa o atalho da parte superior da tela, onde fica a ativaçao do wifii blue, gps som e rotação, daí você vê a opção para conectar… Simples assim.

  • Hatam60 says:

    dá pra utilizar o sensor ótico para tirar as fotos, quando abrir a cam basta arrastar o dedo em direção ao ícone da máquina aí basta pressionar o sensor…

  • Jhpf1999 says:

    meu wi-fi não está mais encontrando a rede e ele não tá mais aceitando as músicas que quero baixar ..e agora ?

  • .. says:

    meu samsung parou de rotacionar sozinho o que eu faço?

  • Anapaulastar_19 says:

    Ola quando me mandam sms com foto ñ consigo visualizar. o q tenho q fazer. me da a sms de notificação de mensagem multimidia. por favor me ajude.

  • Halisonlobo says:

    eu comprei um galaxy y e nao consigo ouvir musicas pelo meu fone universal bluetoth.voce sabe o que devo fazer????

  • Letícia says:

    Olá, gostaria de saber se há como bloquear chamadas no aparelho galaxy y pro????

  • Sha Sha_ says:

    Oi eu gostaria de saber como faco para copiar foto da internet? Obrigadaa

  • Thais says:

    Olá, comprei um Galaxy Y segunda-feira e não consigo postar foto no instagram, nem direto no facebook. Também não consigo comentar e nem curtir nada (no facebook). Teria como me ajudar? O

  • Barbara says:

    comprei um n faz um mes, tiro minhas fotos….e algumas horas depois eu perco tudo.,, parece q salva, pq isso? :s

  • Andreoribeiro says:

    Comprei o celular, mas não consigo postar fotos no facebook, pois sempre da erro..

    e utilizando o aplicativo Istagram, as fotos saem pretas. é algum problema de configuração?

  • Acaosocialsjm says:

    comprei um aparaleho galaxy dois chips e quando vou fazer a aligação não me da a opção chip 1 e chip 2. Como fazer para configurar???

  • Juan Andrade Gonzalez says:

    Olá amigo, vou ser sincero, o problema é pequeno, mas anda me incomodando um pouco…

    Pois não consigo alterar o toque do telefone, sempre que tento alterar ele sempre vai pra tela de seleção daqueles toques que já vem integrado ao celular…

    Quando vou em meus arquivos para tentar usar aquela velha opção de “usar esse som como toque do celular” me deparo com a falta dessa opção, além do mais, não consigo mover nenhuma música para a memoria do proprio celular, apenas de um local do cartão para outro…

    Se pudesse me ajudar, agradeceria, obrigado.

  • Luana Colombo says:

    ola…gostaria de saber como mudo a tela de bloqueio, e se ele tem aqueles Display colorido que pode mudar cores ??? pois ainda nao achei nada

  • Joana Lopes says:

    Oi, Daniel, comprei um galaxy y pro hoje mesmo e não estou conseguindo acessar o Twitter, diz que ocorreu erro,e o Instagram nem consigo baixar, diz que não é compatível. Pode me ajudar?
    Obrigada, Joana.

  • Lag says:

    Parece que o meu aparelho usa a internet do chip e não o wifi o que fazer ?

  • Gostaria de saber, a quem possa me ajudar, utilizo muito o calendário e o achei meio incompleto. Qual seria o ideal para que eu pudesse instalar no Galaxy Y? Gostaria que fosse mais versátil do que o que vem no aparelho, pois não dá para fazer algumas tarefas que costumo utilizar. Agradeço a que possa me ajudar!

    Caetano Garcia

  • almaço says:

    ola gostei mas tambem estou ficando louca como faço pra reproduzir as pastas de musicas obrigada

  • Anaullis says:

    ola tenho um galaxy y e quero bloquear ligações de um conato como eu faço isso

  • Natalia says:

    Toda vez q eu tento entrar no twitter di que deu erro ao conectar e tentar mais tarde… cono faço p conectar??

  • champz says:

    Mexi em algo no gerenciador de programas e acabou apagando todos os meus contatos, como faço pra recuperar ?

  • Ane says:

    Olá acabei de comprar um galaxy y s 5360, quero usar facebook nele… Alguem pode me ajudar?

    Att

  • Jee_r says:

    Tem instagram já pro Y Pro ?

  • Denise Ouvidorr says:

    olá! Buscando informações sobre o Sansung Galaxy y pro young, cheguei no seu blog… Hoje eu comprei um aparelho desse e estou um pouco frustada.. Mas quem sabe, vc pode me ajudar a reverte essa sensação de que fiz um mau negócio…
    Tenho visão sub normal e preciso que o aparelho me apresente opções de aumentar o tamanho da fonte. cheguei na parte onde trocamos a fonte (via google), porém, até agora, consegui alterar o tipo de fonte, mas não o tamanho, que é o que mais me intreressa… existe alguma forma?
    Se puder me ajudar, lhe agradeço imensamente…
    meu e-mail é deniseouvidor@hotmail.com
    Abraço e parabéns pelo blog!!!!
    Denise

  • Anna Sellega Bs says:

    Mto obrigadu me ajudou mto.abçs ;*

  • João Carlos says:

    Pessoal,eu tenho esse aparelho na versão Duos (dual SIM)

    É um aparelho muito completo,muito barato,portanto,custo X benefício incrível!
    Ideal para quem quer um smartphone com cara de “escritório”,essa é a melhor opção.
    O melhor aparelho de entrada (para aqueles que nunca tiveram contato com Android) na minha opinião.

    Tenho ele a cerca de 3 meses,e nunca comprei um celular melhor! Sinto que ele vai ficar na minha mão por mais uns três anos!

    Baseado na minha experiência como usuário desse aparelho,vou dar meus vereditos:

    Pontos negativos: Sem botão dedicado para a câmera,sem a opção de multi-touch (dois toques simultâneos na tela),e a tela,que não é compatível com alguns apps,estrutura de plástico (você dependerá de uma capa protetora e uma película para proteger a tela,ambas custam 15 reais… A película eu ainda não encontrei para esse modelo,mas a capa protetora de silicone é fácil de achar),demora na inicialização,memória interna de apenas 161 MB (pouco para guardar apps,mesmo salvando os mesmos no cartão de memória)

    Pontos “aceitáveis”: Hardware (289 MB de RAM,832 MHz de processador),bateria de 1.350 mAh (usando a internet wifi,ouvindo musicas no alto-falante,jogando alguns jogos,etc,ela durou 7 horas),câmera frontal e traseira (Frontal com 3.2 Mega Pixel,e frontal com 0.3),Android,não tão atual,mais ainda vai servir para uns 3 anos,fone de ouvido (não é o melhor,mas até que é bom)

    Pontos positivos: Câmera frontal,dual SIM,preço,bateria,aplicativos editor de texto e planilhas,alto falante,teclado QWERTY de alta qualidade,tecla com touch pad,que facilita para quem não se dá muito bem com touch,design,leveza,tamanho,etc

    Dicas para economizar bateria: wifi,cluetooh,3g,GPS,caso não esteja usando,desligue-os. Reduza o brilho da tela para o mínimo. Usar wifi consome bem menos bateria que 3G ou 2G. reduza o tempo do display ligado,quando estiver dormindo,coloque o celular em modo avião. Evite desligar e ligar o aparelho,pois na inicialização,o processador é muito utilizado,fazendo com que a bateria acabe. papéis de parede animados e bordas com efeitos,consome muita bateria,opte por um papel de parede escuro. Ative o “modo economia de energia” quem vem no aparelho. Evite os tasks Killers,pois eles encerram alguns processos que não devem ser finalizados,fazendo com que o Android reinicie esses processos automaticamente,usando o processador e gastando bateria.Usar a limpeza de memória RAM quem vem no smartphone,já é muito bom,use apenas quando realmente necessário. Evite também esses apps que dizem que economizam a bateria,pois eles gastam cerca de 3% da bateria,trazendo um uso desnecessário. Desligue o visor quando não estiver usando.

    Desabilite os sons ao apertar as telas e ao tocar no visor. Vibracall gasta mais bateria do que ringtone,portanto,opte por ouvir sua música favorita ao invés de deixar o celular vibrando.

    Baterias não viciam mais,mas com o tempo elas vão perdendo a capacidade de armazenar energia. O que destrói as baterias,é o calor… Mantenha a bateria longe do calor,pois isso oxida a bateria por dentro.

    Se o celular esquentar muito quando você estiver usando-o,deixe-o de lado por alguns instantes até que o mesmo volte a sua temperatura ideal.

    Instalar muitos apps no celular,também consome muita bateria do mesmo,pois ele fica fazendo a leitura constante desses apps.

    Não deixe a bateria do celular acabar,pois isso “extressa” a bateria,acabando com a sua vida útil. Quando a mesma estiver om 2/3%,já é o sulficiente para você colocá-la para carregar!

    Com essas dicas,você conseguirá ter uma bateria por mais de 4 dias.

    Isso irá otimizar bastante,mais do que você imagina.

    Caso você queira uma bateria extremamente potente,pense e adquirir um Razr I,que tem uma bateria de 3.300 mAh,simplesmente a mais potente do mercado.

    Dicas de apps: Trust Go ou Avast! Entre os dois,a primeira opção é a melhor para proteger seu smartphone! O Avast é bom também,mas não chega aos pés do Trust Go. O único problema do Trust,é que ele é inteiramente em inglês,mas para quem conhece o idioma,vale muito a pena instalá-lo no celular,pois é mais eficiente que os outros,conta com um módulo de segurança na navegação e um anti roubo extremamente preciso.

    Clean Master: O melhor app para limpar a sujeira do se acumula em seu Android.

    Zello: Walkie talkie gratuito,muito bom para economizar seu dinheiro.

    AirDroid: Para enviar arquivos do PC para o celular sem fios.

    MP3 search and download Pro: o melhor app para baixar suas músicas.

    Bom,espero que gostem das minhas dicas para usar o Samsung Galaxy Y pro e Galaxy Y pro Duos.

  • gabi says:

    Pensa num celularzinho bom…
    Eu tenho o meu há uns 8 meses e não achei ainda modelo que me satisfaça tanto quanto esse. Simples, funciona muito bem e tem o teclado físico (odiei teclar na tela quando tinha um somente touch.
    Realmente muito bom, até agora não pensei em troca-lo de jeito nenhum.

1 Pingbacks »

Deixe um comentário!

Add your comment below, or trackback from your own site. You can also subscribe to these comments via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

You can use these tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

This is a Gravatar-enabled weblog. To get your own globally-recognized-avatar, please register at Gravatar.