Como Editar Vídeos no Celular Android

Postado por Redação Blog do Android em April 16, 2012 – 10:24um comentário

Todos sabem que é possível editar fotos em seu dispositivo. Existem vários tipos de aplicativos para incrementar suas fotos. Inclusive já citamos alguns aqui.

O que algumas pessoas não sabem é que também é possível editar vídeo em seu Android. Claro, não chega ao nível de programas para computador que utilizamos para esse fim, como Sony Vegas, por exemplo. Longe disso. Mas é um ótimo quebra galho. Você pode estar em uma viagem e querer preparar alguma coisa diferente com seus vídeos e essa é uma forma de fazer isso.

Atenção: dependendo da potência de certos aparelhos, pode ocorrer travamentos, atrapalhando o processo de edição. Mas nada o impede de tentar.
Alguns aparelhos podem apresentar aplicativo nativo para esse fim. Para quem não tem, não se preocupe, Google Play disponibiliza alguns no mesmo estilo. Uma boa sugestão é o AndroMedia Video Editor.

Com ele você pode criar clipes no próprio aparelho, com a possibilidade de acrescentar música, fotos e textos para deixá-lo mais interessante.
Ao abrir o programa, aparecem algumas opções de configuração como a quantidade de frames, resolução, qualidade do vídeo e formato. Escolha suas opções e dê ok.

Depois das configurações iniciais, aparece a timeline para você começar a trabalhar no seu vídeo.

É nela que você editará cada etapa de seu clipe. Para começar você deve clicar no botão “+ add”, que aparecerá logo no início, e escolher se quer acrescentar um texto, uma foto ou um vídeo no início.
Texto: você pode editar o tamanho, a cor e a posição da letra na tela, e o tempo de exposição.
Foto: é possível cortar a foto, dar zoom e escolher o tempo.
Vídeo: pode cortar o trecho que quiser acrecentar, ou selecionar o vídeo inteiro para adicionar na timeline.

Para adicionar mais itens, basta clicar no “+” ao lado do item selecionado. Além disso você também pode inverter a ordem dos itens, clicando na setinha azul que aparece no canto inferior de cada um deles.

Se quiser dar um efeito mais especial, pode acrescentar uma transição. Clicando no ícone que aparece entre os itens da timeline, você obervará algumas opções para escolher. É uma ótima maneira de suavizar a mudança de um vídeo para o outro.

Além de imagem, você também pode acrescentar áudio. Clicando em “audio editor” na timeline, aparecerá uma tela como se fosse uma outra timeline de audio.


Nessa tela você pode adicionar músicas e até gravar áudio na hora pra acrescentar também. Clicando em determinado áudio, aparecerá a opção de editá-lo. Você pode escolher um trecho da música e posicioná-lo onde quiser na timeline. Dessa forma, se quiser colocar uma música em determinado trecho do vídeo e depois colocar outra, você pode. Também pode regular o volume e acrescentar efeitos de “fade in” e “fade out”, para que este aumente ou diminua gradualmente. Você também pode editar o som original do vídeo, ou até mesmo removê-lo, se preferir.

Depois de pronto você precisa renderizar o clipe, clicando em “render”. Esse processo pode demorar um pouquinho dependendo do tamanho do vídeo. Quando finalizada essa etapa, você pode assistir o resultado final e compartilhar com seus amigos. Se desejar também pode postá-lo no Youtube.

O resultado final pode não ficar com a qualidade tão perfeita, mas vale a pena experimentar.

AndroMedia Video Editor está disponível gratuitamente no Google Play.

Tags: , ,

One Comment »

Deixe um comentário!

Add your comment below, or trackback from your own site. You can also subscribe to these comments via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

You can use these tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

This is a Gravatar-enabled weblog. To get your own globally-recognized-avatar, please register at Gravatar.