Dia-a-dia com o LG Optimus L3 Dual Sim (E405F), por Ubiratã Muniz da Silva

Postado por Redação Blog do Android em September 26, 2012 – 17:0338 comentários

Olá de novo, caros amigos do Blog! Continuo meu review dos Androids Dual Sim da LG com o E405F, mais conhecido como L3 Dual. Eu comprei este aparelho seis meses após comprar um LG P698F (veja o review do LG Net Dual P698F) como upgrade.

Ainda que as especificações de ambos sejam bem parecidas, um diferencial me fez abrir a carteira e trocar de smartphone após tão pouco tempo de uso: a memória interna de 1GB. Comprei o aparelho logo que foi lançado (Maio/2012), por R$ 599,00, na loja virtual do Carrefour. O smartphone foi adquirido na cor preta (a cor branca, que já chegou ao mercado, ainda não existia) chegou à minha casa em uma semana. Como já estava “tarimbado” no uso de aplicativos como o Titanium Backup, foi só rootear o aparelho e fazer a restauração dos apps.

Primeiro, cabe lembrar que esse papo de “memória interna de 1GB” é um pouco de enganação. Na verdade é um dispositivo de armazenamento interno separado, e não a memória principal, então o problema de limitação de memória meio que persiste. Porém, com a racionalização do uso, comecei a fazer um pouco mais de “filtragem” dos apps que uso, o que me permitiu abandonar o Link2SD e usar apenas o Apps2Sd nativo. Para que eu pudesse usar o essencial, tive que abolir os games e outras baboseiras do smartphone. Tive alguns problemas com o smartphone, não por defeito, mas por incompatibilidade de aplicativos. O app “Bluetooth File Transfer”, da Medieval Software, NÃO FUNCIONA neste aparelho e não deve ser instalado nele! Nas três vezes que tentei usar esse app , tive travamentos completos do sistema, que causaram um retorno às configurações de fábrica, o que exigiu refazer todo o trabalho de rooteamento , configuração e reinstalação (santo Titanium Backup!).

Na minha filtragem, tive que (infelizmente) remover o Go Launcher EX e apps relacionados, para economizar espaço. Então uso no E405F o launcher padrão da LG. Fora isso, a lista de aplicativos mais usados é basicamente a mesma do P698: Aplicativos principais usados: Dolphin Browser e Opera Mini para acesso à Internet, Gmail, Twitter, Whatsapp, Logmein Ignition (pago, aplicativo para acesso remoto), CameraZoomFX (pago, aplicativo de câmera com mais recursos que o interno do fone), Integra Nota Legal (pago, aplicativo para gerenciamento de créditos do programa Nota Legal do Governo do DF, pra tentar pegar desconto de IPVA cadastrando as notas fiscais kkk), Muamba Tracker Pro (pago, para acompanhamento de encomendas), Foursquare (pago), Waze (navegação GPS social), Net Swiss Tool (versão paga, para testes gerais de rede), Despertador XTreme Pro (pago), CSipSimple (aplicativo para uso com telefonia IP corporativa, requer root), Dropbox, Link2Sd (como é pequeno, continua instalado, mas uso apenas para gerenciamento de aplicativos instalados), Titanium Backup Pro (pago e também requer root para fazer os backups) e EZPDF Reader (pago), Beautiful Widgets.

Comparando com o P698F, não há muitas diferenças. O smartphone é um pouco mais rápido no geral (mas acredito que seja mais pelo abandono do Link2SD e pela “limpeza” da lista de aplicativos que mérito das especificações do aparelho), a câmera faz imagens com qualidade um pouco inferior à do P698 (principalmente com iluminação média), e uma grande vantagem (que alguns vão discordar) é o plugue MicroUSB exposto, que dá menos trabalho pra usar e evita o aparecimento de marcas de uso.

Outro aspecto negativo é o uso de botões na tela capacitiva em vez de botões físicos como no P698F, isso acaba ocasionando algumas vezes a mudança involuntária de SIM Card. Mas no geral é um smartphone superior (ainda que pouco) à maioria dos smartphones Android Dual Sim de marcas estabelecidas existentes no mercado, à exceção do Atrix TV da Motorola que ganha do L3 em alguns aspectos (processador e tela) e empata em outros (memória). O porte mais “compacto” do L3 também pode não agradar a alguns que preferem smartphones de tela grande, mas no mercado de Android Dual Sim das marcas líderes não há muitas opções a escolher, então se uma tela maior é prioridade, é melhor você pagar os 1099 reais do Atrix TV Dual Sim (o que particularmente acho muito caro para um smartphone com as especificações dele). Ou seja, continuamos no aguardo de smartphones Android Dual Sim com especificações mais interessantes.

Vantagens em relação ao LG Optimus Net Dual P698

  • Memória interna (em que pese ser separada da memória principal e ainda exigir o uso do Apps2SD nativo);
  • Tela com melhor sensibilidade
  • MicroUSB exposto

Desvantagens

  • Câmera
  • Botões capacitivos (gosto é gosto)

Um abraço e até o próximo review!

Ubiratã Muniz da Silva (@ubiratamuniz)

Mande também o seu texto para o dia-a-dia aqui!

Compre o LG Optimus L3 no Balão!

(também disponível na cor branca)

Tags: , ,

38 Comments »

Deixe um comentário!

Add your comment below, or trackback from your own site. You can also subscribe to these comments via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

You can use these tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

This is a Gravatar-enabled weblog. To get your own globally-recognized-avatar, please register at Gravatar.