Google Promove Maratona de Programação para Aplicativos dos Óculos com Android

Postado por Redação Blog do Android em January 23, 2013 – 10:06um comentário

No ano passado, o Google divulgou o primeiro protótipo do Project Glass, desenvolvido no laboratório Google X. Trata-se de um óculos com uma pequena tela transparente localizada acima dos olhos. Com ele o usuário poderá visualizar as mensagens recebidas, mapas e outras informações, porém usando o comando de voz. Além disso, o usuário poderá fotografar ou filmar seu cotidiano. Uma curiosidade é que os óculos são extremamente leves, e estão sendo projetados para todos os tipos de pessoas, até as que já usam óculos convencionais.

Na conferência do ano passado (Google I/O 2012), o Google fez uma pré-venda desses óculos, bem restrito, apenas para os participantes (desenvolvedores) norte-americanos que estavam presentes e que o encomendaram pela bagatela de U$1,5 mil. O intuito da empresa nessa pré-venda era obter ajuda dos desenvolvedores para expandir as experiências dos óculos e explorar o conceito, diversas vezes mencionado pelos executivos como “uso diário do dispositivo”.

Agora a empresa começou a recrutá-los para uma próxima fase, conhecida popularmente como hackaton – primeira maratona de programação focada no Project Glass. O evento acontecerá em Nova York (1 e 2 de fevereiro)  e San Francisco (28 e 29 de janeiro).

Durante a maratona será apresentada a nova Interface de Programação de Aplicativos (API), chamada Mirror, que permitirá o desenvolvimento de novos aplicativos para os óculos com Android.  Além disso, essa será uma ótima oportunidade para os desenvolvedores selecionados conhecerem melhor o dispositivo.

Alguns programadores da equipe do Google também estarão no local, auxiliando os participantes para que as ideias possam ser desenvolvidas já com algum nível de maturidade. No segundo dia serão feitas demonstrações dos projetos desenvolvidos e um júri escolherá os que mais se destacarem.

Apesar de o projeto estar em fase avançada, ainda não há previsão de quando ele estará disponível para usuários finais e nem se o preço será o mesmo da pré-venda. Mas já sabemos que assim que lançado, já teremos aplicativos Android desenvolvidos na Maratona disponíveis para turbiná-lo.

Tags: , , , ,

One Comment »

Deixe um comentário!

Add your comment below, or trackback from your own site. You can also subscribe to these comments via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

You can use these tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

This is a Gravatar-enabled weblog. To get your own globally-recognized-avatar, please register at Gravatar.