Conheça o Novo Malware que está Infectando Smartphones Android

Postado por Redação Blog do Android em February 6, 2013 – 11:109 comentários

Há alguns malwares para Pcs que infectam dispositivos móveis, mas o que surgiu atualmente faz exatamente o contrário, ele infecta o PC a partir do dispositivo móvel.

Pesquisadores da Kaspersky, uma empresa de segurança em tecnologia, descobriram um novo malware que roda no Android disfarçado de um app que promete limpeza da memória do Sistema, ele age como um aspirador. Tal app causa estragos no Smartphone e no Sistema Operacional da Microsoft quando conectado ao PC.

A empresa de tecnologia diz que o vírus tem um conjunto de recursos extenso, surpreendendo os pesquisadores:

  • O envio de mensagem SMS
  • Ativamento Wi-Fi gratuito
  • Coleta de informações sobre o dispositivo.
  • Abri links arbitrários no navegador.
  • Upload de todo o conteúdo do cartão de memória.
  • Upload de arquivos ou pastas para o servidor do malware.
  • Apaga todas as mensagem SMS enviadas.
  • Upload de todos os contatos, fotos e informações.
Foto: Techtudo

Foto: Techtudo

Uma vez sendo executado no Android, o aplicativo malicioso lista os processos em execução no dispositivo e os reinicia em primeiro plano, parecendo que está desempenhando a função do qual seria projetado a fazer. No fundo o app estaria fazendo download de arquivos para a raiz do cartão SD (autorun.inf, folder.ico e svchosts.exe). Quando o Smartphone está conectado a um computador com Windows pelo USB o arquivo svchosts.exe é executado automaticamente.

No Windows o malware não é sofisticado, mas é capaz de controlar o microfone para gravar o usuário. Em seguida ele criptografa as gravações e as envia de volta para o atacante.

Segundo a empresa de segurança, autorun.inf e um arquivo flash são as formas mais sofisticadas de distribuição do malware. Mas fazer isso usando um Smartphone e esperando que ele será conectado a um PC é uma forma nova do ataque. Nas versões atuais do Windows, o recurso autorun está desativado por padrão para unidades externas, no entanto, nem todos os usuários atualizam o Sistema Operacional e são exatamente esses que são infectados.

O fato preocupante é que o malware foi distribuido pelo Google Play (não sendo inédito). Sempre é recomendado que baixe-se aplicativos pelo Google Play, mas agora vale conferir também os comentários e a reputação do desenvolvedor.

Fonte: The Next Web

Tags: , , , , ,

9 Comments »

Deixe um comentário!

Add your comment below, or trackback from your own site. You can also subscribe to these comments via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

You can use these tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

This is a Gravatar-enabled weblog. To get your own globally-recognized-avatar, please register at Gravatar.