Gerencie a memória do seu Android com o app SanDisk Memory Zone

Postado por Redação Blog do Android em September 13, 2013 – 20:214 comentários

Sabe aquele tipo aplicativo que não é fundamental para seu smartphone, mas depois que você o descobre não quer mais abrir mão? Pois é. Nossa indicação do dia segue esse perfil.

Hoje recomendamos uma aplicativo que ajuda a gerenciar a memória do seu Android. E não pense que ele é útil apenas aos usuários de aparelhos mais modestos que possuem menor capacidade na memória interna. Pelo contrário, pode facilitar muito inclusive a vida daqueles que possuem micro SD que expande à memória a capacidade máxima.

Funções como demonstrar o tamanho que cada app, arquivo ou documento ocupam na sua memória, facilidade no backup e teste de memória são algumas das principais funções que ele oferece, ajudando você a gerenciar, poupar e otimizar a memória do seu aparelho. Assim você pode, por exemplo, detectar e excluir aqueles apps ou documentos pesados e que não utiliza mais.

Estamos falando do SanDisk Memory Zone! Disponível gratuitamente na Google Play Store, com avaliação média de 4,5 estrelas, o aplicativo, traduzido para o português, possui uma interface limpa e bem intuitiva.

sandisk

Basicamente ele mostra, num gráfico em barra, a porcentagem de memória utilizada do seu aparelho, descriminando quanto foi ocupado por músicas, fotos, vídeos, documentos, aplicativos e outros arquivos. E vai além. Permite acesso a cada um destes grupos e visualiza o tamanho de arquivo por arquivo, oferecendo a opção de bloqueá-lo, compartilhá-lo no Facebook, removê-lo (desinstalar) ou editá-lo, quando possível.

Outra função interessante é a backup, onde é possível salvar uma cópia de todos os arquivos de seu celular diretamente no cartão de memória ou armazená-la em uma nuvem, como por exemplo o Dropbox e Skydrive, entre outros. Além disso, também é possível instalar o SanDisk em outro dispositivo e restaurar a memória salva no aparelho antigo.

O ponto negativo do App, ao menos segundo boa parte dos comentários na Play Store, fica por conta da função que testa a velocidade da memória. Neste recurso o Sandisk disponibiliza, em MB/segundo, o desempenho da memória do seu smartphone, e, com base no resultado, aponta qual cartão microSD é o mais indicado para seu caso. Obviamente o app sugere os microSD´s da própria Sandisk para que você compre. Conforme dito, esse tal teste de velocidade não parece ser muito confiável.

Apesar da ressalva, o balanço geral do aplicativo é positivo e vale a pena tê-lo em seu Android, pois mater o controle da memória do seu aparelho é fundamental para não ter dor de cabeça com o passar do tempo.

Para aqueles que baixarem, testarem e odiarem nossa recomendação, vale a pena testar o Storage Analyser ou o DiskUsage, também disponíveis gratuitamente na Play Store, porém em inglês.

Para você que já possui algum destes apps, ou conhece outro que não citamos aqui, pedimos que não deixe de contribuir com seu comentário.

4 Comments »

3 Pingbacks »

Deixe um comentário!

Add your comment below, or trackback from your own site. You can also subscribe to these comments via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

You can use these tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

This is a Gravatar-enabled weblog. To get your own globally-recognized-avatar, please register at Gravatar.