Como fazer backup no seu Android sem utilizar apps

Postado por Redação Blog do Android em October 31, 2013 – 18:50Sem comentário

Perder ou ter nosso samartphone roubado causa uma sensação horrível. Deixando de lado o apego e a dependência do aparelho, isso ocorre porque perdemos mais do que o gadget propriamente dito. Lista de contatos, aplicativos, configurações e SMSs, além de toda e qualquer personalização e informação que estiver na memória do nosso Android. Perdemos tudo, inclusive arquivos de valor inestimável.

Por esse motivo é fundamental que nós usuários de smartphones modernos façamos periodicamente um backup em nossos dispositivos. O backup nada mais é do que uma cópia de segurança de todos os dados de um aparelho de armazenamento a outro (que pode ser um espaço na internet, como as nuvens), para que possam ser restaurados em caso da perda dos dados originais.

Para lhe ajudar nesta tarefa básica preparamos este simples tutorial mostrando os passos para que você faça um backup em seu celular utilizando apenas a função nativa do seu Android. Ressaltamos aqui que o Google deixa facultativo aos desenvolvedores incluir ou não em seus aplicativos a opção de backup automático. A maioria deles mantêm esta função ativa, entretanto alguns deles podem não ter essa alternativa, não podendo então serem restaurados por este método.

Seguem os dois passos abaixo para realizar o backup de seu aparelho.

1 – Ative a sincronização do seu dispositivo. Para isso basta clicar no menu Configurações >> Contas >> Google. Nesta opção, clique na sua conta do Gmail e selecione todas as opções possíveis.

2 – Novamente no meu configurações, acesse as opções >> Pessoal >> Backup e restauração. Confirme se a opção ¨Cópia de segurança da conta” informa sua conta Gmail, e assinale as duas opções disponíveis.

Pronto! Daqui para frente, quando você restaurar as configurações do aparelho para o padrão de fabricante ou quando trocar de smartphone, basta logar sua conta do Gmail que todos seus aplicativos instalados no atual telefone serão baixados dos servidores do Google, além de suas mensagens, senhas de redes Wi-Fi e várias outras configurações.

Caso você não encontre a opção de backup em seu smartphone não se desespere. Essa função nativa do Android pode ser alterada e/ou removida pelas fabricantes dos dispositivos. Em alguns casos pode ser que a empresa não tenha permissão da Google para usar o serviço. Mas fique tranquilo que para tudo há uma solução. Nesta situação o usuário pode lançar mão de uma série de aplicativos que realizam backup no Android. Mas isso é assunto para uma próxima matéria. Continue ligado que em breve traremos uma lista com os principais aplicativos de backup para Android.

Sem comentário »

1 Pingbacks »

Deixe um comentário!

Add your comment below, or trackback from your own site. You can also subscribe to these comments via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

You can use these tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

This is a Gravatar-enabled weblog. To get your own globally-recognized-avatar, please register at Gravatar.