5 dicas para você carregar mais rápido seu smartphone

Postado por Redação Blog do Android em February 6, 2014 – 17:0615 comentários

Os ¨celulares inteligentes¨, chamados de smartphones, são aparelhos que trazem centenas de recursos que facilitam demais nosso cotidiano. E-mails, músicas, fotos, vídeos, scanner, previsão do tempo, redes sociais, acesso a conta corrente e GPS são apenas alguns deles. Com tanta praticidade e essa infinidade de funções, é natural que nos tornemos ¨dependentes¨ destes dispositivos.

Em meio a tantas vantagens encontramos um pequeno grande problema: a bateria. Justamente devido a cumprirem tantas tarefas e serem requisitados por nós o tempo todo, muitos dos smartphones (especialmente os aparelhos de entrada, mais modestos) não chegam nem a 24 horas de autonomia. E muitas vezes, nos momentos mais importantes ele nos deixa na mão, causando irritação e atrapalhando nas atividades do dia a dia.

Se você não possui um daqueles aparelhos topos de linha, com baterias de mais de 3.000 mAh e que possuem autonomia de mais de um dia mesmo em uso intenso, recomendamos que leia este artigo até o final e que siga as dicas, será muito útil.

Ressaltamos que as dicas de hoje são para você otimizar o tempo de carregamento de seu smartphone, e não para poupar a bateria do mesmo (para ver dicas de como economizar bateria, leia esta matéria). Portanto, é fundamental que você tenha mais de um carregador, para poder levar um sempre junto contigo e ¨salvar¨ seu gadget quando ele estiver nos últimos suspiros de carga.

Veja as nossas dicas:

1- Dê preferência ao carregador original. Se não for possível, procure por carregadores da mesma voltagem do dispositivo. Esse valor varia de fabricante para fabricante e pode ser vista no manual do aparelho;

2- Mantenha o aparelho em local de temperatura amena, fora de espaços ou salas onde bata sol;

3- Procure carregar seu smartphone no carregador de parede em vez de utilizar o USB, este certametne é um dos fatores que mais otimiza o tempo de carregamento;

4- Se for possível, desligue o dispositivo enquanto está carregando. Desta forma você poupa o gasto de energia para mantê-lo ligado, fazendo o tempo de carga ser ainda mais eficiente;

5- Confira se seu aparelho é bivolt. Se for, sempre busque carregá-lo em tomadas 220V. Por motivos óbvios o carregamento nelas é mas rápido que nas tomadas 110V.

É claro que tais dicas consistem numa medida paliativa para o problema da duração da bateria do seu celular, que vai continuar lhe incomodando, mas pode ajudar muito, especialmente naqueles dias corridos em que você mais precisa dele.

15 Comments »

  • Luis Ramalho says:

    Opa, dicas assim são sempre ótimas!
    Mas 2 correções.
    Dica 1. O que normalmente faz diferença é que o carregador original aguenta uma corrente maior que um “alternativo”. A corrente é o fator principal de tempo de carregamento.

    Dica 5. Os carregadores são bivolt e novamente o que importa é a corrente de saída. Não faz diferença carregar em 220v ou 110(127)v.

    Valeuuuu abraços

  • Nelson says:

    Apenas alguns comentários sobre as dicas…

    1. O usuário deve procurar carregadores pela sua amperagem máxima, e não pela voltagem. A voltagem só tem que ser compatível com a rede (110V ou 220V).
    2. Desligar o aparelho só adianta caso a amperagem máxima do carregador for menor que a soma da amperagem de funcionamento+carregamento do aparelho.
    3. Não há diferença entre 110V e 220V, visto que o que importa é a amperagem oferecida pelo carregador. A diferença de tensão não importa nesse caso.
    4. Há carregadores de parede que oferecem uma amperagem menor que a porta USB 3.0 do computador, portanto, nesse caso, é melhor carregar no USB.

  • Usar um carregador bivolt em 220v não carregará o equipamento mais rápido. Independente da tensão de entrada, a potência de saída será a mesma.

  • Leonardo Suarez says:

    Mais importante: A dica 5 está completamente equivocada, nada tem a ver a tensão de entrada no carregador com a “velocidade” que a bateria é recarregada.

    Sobre a dica 3, basta observar no carregador de parede se ele fornece mais de 500mAh, senão não faz diferença usar o carregador ou a porta USB. O aparelho nunca vai “puxar” mais carga do que o carregador original que o acompanha.

  • João says:

    Que dicas SENSACIONAIS… nunca ninguém iria pensar tanta coisa inédita junta! realmente mudou a vida de todo usuário de smartphone… parabéns “JÊNIO”!

  • Daniel Moraes says:

    220V mais rápido que 110v, por motivos óbvios ? Oo qual seria esse motivo ? kkkkkkk. A real é: Carregadores de parede com a maior amperagem carregam mais rápido, o resto chega a ser irrelevante.

    • liu says:

      se naum faz diferença , então pq meu celular carrega a bateria mais rápido no 220volts levando 2hrs enquanto q no 110volts leva de 8 a 9hrs??????????????????????????????????????????isso usando o msm carregador !!

  • Edson says:

    Gostei bastante do texto, mas preciso alertar para uma imprecisão.
    Não há diferença entre carregar usando 110 ou 220, porque uma das funções do carregador do aparelho e reduzir a saída de energia para a voltagem adequada ao modelo.
    Parabéns pelo ótimo trabalho que o site vem fazendo.

  • Junior Zancan says:

    Que furada ein. A dica 5 é totalmente infundada. Tanto faz 110v, 220v ou 15000v, essa tensão que é corrente é alternada, passa por um transformador, é reduzida para (no mínimo) 5v, depois ocorre a retificação, em que a corrente alternada é transformada em contínua, após isso acontece a filtragem e etc. Depois passa por um regulador de tensão para estabilizar em 5v. Então se o regulador de tensão for 5v e o trafo de 2A. Ele só vai sair essa voltagem, desde que a tensão de entrada esteja dentro dos limites do transformador.

  • Putus says:

    A dica de numero 5 foi de lascar, tanto faz a alimentação ser de 110 ou 220 volts, a saida do carregador sempre será a mesma em tensão continua. Matéria escrita por leigo!!!!

  • muller says:

    E incrível como tem gente ignorante..
    Do meu lado tem um amigo q ta teimando q 220 carrega mais rapido..

  • Tiago says:

    Dicas ok mas busque a informação correta antes de postar.
    O carregamento em 110 ou 220v não faz diferença no tempo pois a saída para o aparelho é a mesma (3V). Além disso em 220 v há uma economia de energia maior da rede devido ao aparelho bivolt necessitar de apenas metade da tensão fornecida.

  • Adriana Vargas says:

    Bom dia. Não concordo com o que disseram sobre carregar em 220 v não faz diferença….então na minha casa às tomadas são alienígenas, pois sempre carregaram mais rápido que as 110. Ótimas dicas do companheiro dá matéria. Obrigada

Deixe um comentário!

Add your comment below, or trackback from your own site. You can also subscribe to these comments via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

You can use these tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

This is a Gravatar-enabled weblog. To get your own globally-recognized-avatar, please register at Gravatar.