Aprenda a usar os mapas do Google Maps offline em seu Android

Postado por Redação Blog do Android em April 24, 2014 – 19:07Sem comentário

A função de GPS tornou-se básica nos dispositivos móveis modernos. Se você, assim como eu, tornou-se dependente desse recurso, certamente já ficou na mão por conta de instabilidades ou falta de conexão com a internet.

Caso você não saiba, um dos melhores serviços GPS disponíveis, o Google Maps, oferece a possibilidade do usuário baixar mapas parar utilizá-los quando estiver offline. Mesmo não constando mais no menu principal do aplicativo, a habilitação da função pode ser feita de maneira simples.

Antes de mostrar os passos para fazê-lo, ressaltamos que os procedimentos necessitam de conexão com a internet para serem realizados. Vamos a eles.

1- Acesse o aplicativo do Google Maps em seu smartphone / tablet e selecione a localização do mapa que deseja disponibilizar para utilização offline.

2- Toque sobre o campo em branco de pesquisa e digite ¨ok maps¨, sem inserção das aspas. Na sequência clique em pesquisar (ícone da lupa) e aguarde o carregamento do mapa.

3- Assim que o carregamento for concluído com sucesso, uma mensagem com os dizeres ¨A área do mapa na tela foi armazenada em cache¨ aparecerá em sua tela. Pronto!

Alertamos aqui que é possível que o carregamento falhe por conta da área da tela ser muito grande (necessitando aumento do zoom) ou pelo fato do pré-carregamento daquela região escolhida não estar disponível. Isso depende do local e dos serviços do app.

Sem dúvida a função é extremamente útil. É claro que, para ser aproveitada, é necessário que o usuário crie o hábito de pesquisar o trajeto antes da navegação de fato, e aproveitar o momento para já baixar as regiões pelas quais irá trafegar, evitando o risco de ficar na mão por problemas com o sinal da internet.

Fonte: TechTudo

Sem comentário »

2 Pingbacks »

Deixe um comentário!

Add your comment below, or trackback from your own site. You can also subscribe to these comments via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

You can use these tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

This is a Gravatar-enabled weblog. To get your own globally-recognized-avatar, please register at Gravatar.