Está ¨viciado¨ em seu smartphone? Descubra respondendo ao nosso questionário

Postado por Redação Blog do Android em May 16, 2014 – 21:53um comentário

Em janeiro deste ano foi divulgada uma pesquisa interessantíssima, realizada pela Universidade de Queensland (Austrália), a qual tratava da dependência psicológica e social que as últimas gerações têm com seus smartphones.

Entre outros esclarecimentos, concluiu-se que o uso excessivo dos aparelhos pode contribuir para a depressão e sensação de abandono”, além de proporcionar alienação social e aumentar o risco de acidentes de trânsito.

Jogos, aplicativos de redes sociais e mensagens instantâneas, em conjunto com poderosos e eficientes aparelhos, são os principais agentes criadores da necessidade de se compartilhar cada momento da vida real no mundo virtual. E a necessidade traz o hábito, que culmina na dependência.

Imagem: Reprdoção / O Globo

Imagem: Reprdoção / O Globo

Mas e você caro leitor? Se sente tão imerso nesta realidade quanto eu? Então faça o simples exercício de responder as simples perguntas abaixo e assuma que, se a resposta ¨sim¨ aparecer em mais da metade delas, possui uma certa dependência de seu aparelho que, no mínimo, não é saudável.

  1. Fica irritado quando o aparelho perde o sinal?
  2. Evita lugares sem conexão?
  3. A família e os amigos queixam-se que você já não passa nenhum tempo longe do celular?
  4. Já se deu contar de estar mentindo para evitar dar explicações sobre o uso excessivo do aparelho?
  5. Quando sai de casa, precisa levar o carregador junto para não correr o risco de ficar sem bateria?
  6. Quando vai dormir, tem sempre o gadget à mão?
  7. Sente dificuldades em ficar longe do aparelho por curtos períodos de tempo (reuniões de trabalho, por exemplo)?

Caso a resposta predominante em seu questionário foi ¨não¨, pode parar a leitura por aqui. Agora se no seu ¨gabarito prevaleceu o ¨sim¨, saiba que você corre sério risco de integrar o grupo dos ¨corcundas de smartphone¨.

E então, Como se saiu? Surpreso?

De acordo com matéria publicada no site TechNet, já existem alguns apps interessantes que ajudam no ¨tratamento¨ do vício. Farei alguns testes neste final de semana e trarei as indicações nos próximos dias.

Fique ligado e não deixe de contar seu resultado na seção de comentários.

One Comment »

  • Cláudio Renato says:

    E pra quem respondeu sim, as vezes, depende do lugar… na pergunta 5, e na pergunta 6, respondeu sim, apenas para ler alguns emails, e dormir ouvindo música??? Sou músico e uso muito meu celular com apps que facilitam muito a vida, para tirar musicas, simular sons de amplificadores, etc… E também sou técnico em notebooks, e utilizo muito meu smartphone para ouvir podcasts na área, para me atualizar, para escanear documentos, tirar fotos para anunciar produtos, etc… Acho que sou sim um dependente, mas um dependente consciente, que utiliza o aparelho para produtividade e para acrescentar algum conhecimento. Agora, quem simplesmente usa para ficar o tempo todo em redes sociais, bate papos, aí sim esse precisa rever seu uso excessivo e prejudicial.

Deixe um comentário!

Add your comment below, or trackback from your own site. You can also subscribe to these comments via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

You can use these tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

This is a Gravatar-enabled weblog. To get your own globally-recognized-avatar, please register at Gravatar.