Google anuncia nome do Android 5.0 e lança aparelhos Nexus

Postado por Redação Blog do Android em October 16, 2014 – 16:062 comentários

Após muitos rumores e especulações, na quarta-feira (15) o Google finalmente anunciou a sobremesa que nomeará oficialmente a nova grande versão de seu sistema operacional: Lollipop (pirulito, traduzindo para o português).

Além do nome verdadeiro do até então chamado Android L, a empresa também liberou a lista com todas as mudanças (changelog) em relação a versão anterior da plataforma (KitKat) e ainda anunciou a nova linha de aparelhos Nexus, que contará com três dispositivos.

Abaixo descreveremos com mais detalhes a atualização do software e também Android TVos lançamentos.

Android 5.0 Lollipop

O Android L deve chegar nos próximos dias, mais precisamente em 29 de outubro, rodando nos aparelhos Nexus 6 e Nexus 9. Ele traz uma série de melhorias em vários aspectos, confira a lista com as principais delas.

  • Interface: com o chamado ¨Material Design¨, a atualização trará cores mais vibrantes, ícones e barras de status redesenhados, animações mais fluídas, maior responsividade aos comandos de voz e ao toque na tela, além de alternância de tarefas mais eficiente.
  • Notificações: neste quesito a principal melhoria está ligada ao controle absoluto que o usuário terá sobre o recebimento de notificações. Será possível, entre outros comandos, ver e responder a mensagens diretamente de sua tela de bloqueio, limitar os alertas durante reuniões e selecionar os aplicativos e contatos dos quais pretende receber notificações.
  • Bateria: Talvez esta seja uma das principais melhorias trazidas pelo Lollipop em relação ao KitKat. Com o modo economia de bateria seu Android pode ganhar até 90 minutos a mais de autonomia entre as recargas. Além disso, o smartphone também mostrará o tempo estimado para recarga total da sua bateria quando conectado ao carregador.
  • Segurança: os novos aparelhos que já sairão de fábrica com o Lollipop virão com criptografia automaticamente ativada para ajudar a proteger dados em dispositivos perdidos ou roubados. O sistema operacional também aperfeiçoou a proteção contra vulnerabilidades e malawares.

Estas correspondem a somente algumas das alterações advindas com o Android 5.0. Aos poucos o sistema vai se tornando mais familiar e iremos trazendo mais detalhes sobre seus inúmeros recursos.
Google anuncia nome do Android 5.0 e lança aparelhos Nexus

Nexus 6

Produzido pela fabricante Motorola, que estava sob posse do Google até meados de 2013, o Nexus 6 foi lançado para assumir o posto de novo smartphone top de linha da empresa, até então ocupado pelo antecessor Nexus 5.

Suas especificações básicas confirmaram o rumor sobre a tela de 6 polegadas e ainda revelam uma câmera traseira de 13 megapixels e a capacidade de aguentar 6h de uso com uma recarga de bateria de somente 15 minutos. Deve ser comercializado nas versões com 32 e 64 GB de memória interna.

Nexus 9

Já o novo tablet Nexus 9 foi criado em parceria com a fabricante HTC. Ele foi equipado com um processador NVIDIA Tegra de 2.3 GHz e traz câmera traseira de 8 megapixels. Estará disponível nos modelos de 16 e 32 GB de armazenamento.

O Google apresentou ainda o Nexus Player, um aparelho em formato arredondado que roda o sistema operacional Android TV, possibilitando acesso a filmes, jogos e outros conteúdos presentes na Google Play Store.

De acordo com o Google ainda não há previsão de chega dos aparelhos para o Brasil.

2 Comments »

3 Pingbacks »

Deixe um comentário!

Add your comment below, or trackback from your own site. You can also subscribe to these comments via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

You can use these tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

This is a Gravatar-enabled weblog. To get your own globally-recognized-avatar, please register at Gravatar.