Sistema Android Conta com Mais de 24 Mil Aparelhos

Postado por Redação Blog do Android em August 10, 2015 – 14:212 comentários

Por se tratar de um sistema operacional aberto, que pode ser customizado para cada fabricante, o Android é utilizado por inúmeras companhias, equipando milhares dispositivos.

Neste sentido, a OpenSignal publicou um relatório neste mês de agosto que revela que o software do Google está presente em 24.093 aparelhos diferentes, entre smartphones, phablets, tablets, relógios inteligentes, smartTVs e outros.

Além disso, a pesquisa também mostrou que esta quantidade de dispositivos envolvem atualmente 1.294 marcas distintas, mostrando que o Android é, de longe, o sistema mais abrangente do mercado mobile.

Número de dispositivos por fabricante.

Número de dispositivos por fabricante.

Outro dado interessante diz respeito a empresa Samsung. Apesar de ainda liderar com folga o ranking das maiores fabricantes que utilizam o robozinho verde, com 37,8% da cota do mercado, a sul-coreana amarga queda de quase 6 pontos percentuais nos últimos três anos, pois havia registrado cota de 43% de acordo com o mesmo relatório, no ano de 2012.

O estudo destaca duas consequências da enorme oferta de dispositivos e marcas com o sistema operacional Android, partindo da perspectiva do consumidor:

  • Positiva: a possibilidade de escolher um aparelho que está perfeitamente adaptado às suas especificações, entre tantas possibilidades disponíveis a disposição – sendo que isso tende a aumentar;
  • Negativa: a preocupante fragmentação do sistema, que a cada grande versão liberada, como o Android M por exemplo, deixa sem atualização inúmeros aparelhos de muitas fabricantes, tornando-os obsoletos e incompatíveis com determinados serviços e apps, com o passar do tempo.

O estudo da OpenSignal traz ainda mais informações que permitem obter uma ideia bastante clara do mercado dos smartphones Android. Clique aqui para ver o relatório completo.

2 Comments »

Deixe um comentário!

Add your comment below, or trackback from your own site. You can also subscribe to these comments via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

You can use these tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

This is a Gravatar-enabled weblog. To get your own globally-recognized-avatar, please register at Gravatar.