Os Chat Bots Vão Invadir Seu Smartphone!

Postado por Redação Blog do Android em November 5, 2016 – 12:023 comentários

Chat bot (ou chatbot, ou ainda chatterbot) é um software que conversa com seres humanos de forma natural. Sabe quando você liga para o 0800 de alguma empresa e um robô vai te fazendo perguntas pra entender o que você precisa? Esse é um exemplo de um chat bot.

Com a explosão do número de smartphones, e com o uso massiço de aplicativos de mensagem como o WhatsApp e Facebook Messenger, agora os chat bots estão se tornando populares nessas plataformas, pois o usuário muitas vezes prefere se comunicar por mensagens de texto do que ter que fazer uma ligação.

Por exemplo, imagine que você quer cancelar o seu plano de TV por assinatura. Se eu te desse a opção de ligar para o 0800 da empresa e falar (se tiver sorte!) com um atendente humano da empresa, ou mandar uma mensagem para o bot da empresa no WhatsApp e conversar com ele, qual você escolheria? Hoje em dia boa parte das pessoas já escolheria falar com o bot. Em alguns anos, provavelmente a grande maioria vai fazer essa opção, pois ela tem muitas vantagens:

  • Com o bot não há possibilidade da linha dar ocupado ou cair no meio da conversa
  • Você pode conversar com o bot enquanto faz outras coisas. Pode para de responder por 5 ou 10 minutos se precisar e retormar quando estiver livre de novo
  • O bot responde imediatamente
  • Toda a conversa fica registrada caso você precise provar alguma coisa

Quais Plataformas Aceitam Bots?

A onda dos bots surgiu no oriente. O aplicativo WeChat (o WhatsApp da China) foi um dos primeiros a liberar o uso de bots, e eles se tornam um grande sucesso por lá. Hoje você já consegue fazer pagamentos, transferências, pedir taxi, fazer compras e assim por diante através de bots no WeChat.

Aqui no Brasil o Telegram e o Facebook Messenger já disponibilizam bots nas suas plataformas.

O WhatsApp, unanimidade no Brasil, já atualizou seus termos de serviço avisando que vai liberar os bots, mas as APIs (necessárias para os desenvolvedores implementarem os bots) ainda não foram liberadas. Provavelmente serão em 2017.

Os Primeiros Bots Já Estão Ai

Os primeiros bots para Facebook Messenger já estão no mercado. Por exemplo, o BulaBot permite que você consulte a bula de qualquer remédio. Os Correios recentemente lançaram um bot para fazer o rastreamento de postagens, e o Banco Original conta com um bot para interagir com seus clientes.

No site da Botware você encontra uma lista completa dos bots para Messenger e (eventualmente) WhatsApp.

Caso você queira brincar um pouco com essa tecnologia e fazer o seu próprio bot, existem ferramentas como o ChatFuel que ajudam a criar um chatbot com um editor gráfico.

Cuidado com os Bots Burros!

Como em toda tecnologia nova, demora um tempo para que os desenvolvedores e usuários entendam as melhores práticas e otimizem as interações. Com os bots, é a mesma coisa.

Testamos alguns dos bots disponíveis, e notamos que alguns deles ainda são meio burrinhos. Por exemplo, eu ativei um bot que manda notícias de esportes diariamente para o meu messenger. Depois de alguns dias começõu a encher a paciência, e decide cancelar. Escrevi “parar” e o bot respondeu que não tinha entendido. Escrevi “para” e ele também não entendeu. Escrevi “não quero mais” e ele também não entendeu. Demorei uns 10 minutos para descobrir que tinha que escrever “cancelar” para parar o serviço…

Com o tempo a tecnologia vai evoluir, permitindo uma interação muito eficiente entre usuários e empresas.

3 Comments »

Deixe um comentário!

Add your comment below, or trackback from your own site. You can also subscribe to these comments via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

You can use these tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

This is a Gravatar-enabled weblog. To get your own globally-recognized-avatar, please register at Gravatar.